Home » Brinquedoteca
Brinquedoteca
[volta]

A Brinquedoteca do INCA é um espaço lúdico do Hospital de Câncer I, instalada no mesmo andar onde ficam os 31 leitos da Oncologia Pediátrica, Cirurgia Pediátrica, Hematologia Infantil e CTI Pediátrico.

Resguardar o direito de brincar é uma forma de proteger e cuidar da criança/adolescente com câncer. A brinquedoteca favorece o enfrentamento nas diversas fases do tratamento e faz parte da Política Nacional de Humanização (PNH) nos setores da Oncologia Pediátrica e Hematologia Infantil do INCA.

Objetivo

Amenizar, através do brincar, a internação da criança/adolescente. O trabalho é fundamentado na filosofia psicomotora hospitalar, em busca da humanização.

Metodologia do Trabalho

Os momentos lúdicos facilitam a expressão emocional e a elaboração psíquica da hospitalização, auxiliando nas possíveis adaptações, favorecendo a interação entre a equipe, o acompanhante e a criança/adolescente durante a internação.

Avaliação do Trabalho

"Constatamos que por meio do brincar, a expressão ganha significado neste espaço/tempo vivido pela criança/adolescente, acompanhante e equipe. O Brincar é uma necessidade natural da criança, é direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A Lei 11.104, de 21 de março de 2005 - determina sobre a obrigatoriedade da brinquedoteca no contexto de internação pediátrica. Assim, a Brinquedoteca INCA tem transformado o ambiente da enfermaria nos últimos 10 anos."

Fonte: Seção de Oncologia Pediátrica

HC I
Praça Cruz Vermelha, 23 - Centro
20230-130 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-1000



Copyright © 1996-2017 INCA - Ministério da Saúde - Praça Cruz Vermelha, 23
Centro - 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. (21) 3207-1000
A reprodução, total ou parcial, das informações contidas nessa página é permitida sempre e quando for citada a fonte.
Gerenciado pelas divisões de Comunicação Social e Tecnologia da Informação