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Hospital do Câncer IV (HC IV)
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Ambulatorial
O HC IV atende apenas pacientes encaminhados pelas outras unidades assistenciais do INCA. O atendimento ambulatorial está disponível a todos os pacientes que necessitam de cuidados paliativos e, por apresentarem melhores condições clínicas, podem comparecer à unidade. O familiar/cuidador também participa da consulta, recebendo informações, treinamento sobre os cuidados e esclarecendo suas dúvidas.

A equipe do ambulatório conta com médico, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista. Em sua primeira consulta, o paciente é atendido por esta equipe multiprofissional.

Horário de atendimento:
2ª a 6ª feira:
- manhã: 8h às 12h
- tarde: 13h às 17h

Visita domiciliar
Os pacientes com dificuldades de locomoção ou que não têm condições clínicas de comparecer ao atendimento ambulatorial poderão receber visitas domiciliares periódicas. A equipe multiprofissional da visita domiciliar tem como objetivo fazer as consultas no domicílio do paciente. O atendimento é prestado aos pacientes matriculados no HC IV, de acordo com avaliação médica, que residem no município do Rio de Janeiro e municípios vizinhos, num raio de 70 km, em local de fácil acesso.

As visitas são agendadas e realizam-se de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h, em intervalos de aproximadamente 10 dias.

Internação domiciliar
No HC IV, os pacientes de ambulatório ou visita domiciliar que apresentam intercorrências clínicas, agravamento ou dificuldades para o controle de sintomas em domicílio podem ser internados em Enfermarias, na companhia de seus cuidadores, o que é fundamental para que estes sejam treinados nos novos procedimentos. Na internação, a equipe multiprofissional trabalha com o conceito de curta permanência, com o objetivo de promover o retorno do paciente, ao seu domicílio, o mais breve possível.

Os pacientes recebem visitas de rotina diariamente, sendo atendidos por plantonistas da unidade, durante o período da tarde ou noite, em caso de intercorências.

O horário de visitas de familiares e amigos é diário e o acesso a crianças é estimulado, com avaliação prévia pelo assistente social que está ligado ao caso.

Serviço de Pronto Atendimento (SPA)
O HC IV dispõe de um setor para atendimentos de emergência, aberto 24 horas por dia, para avaliação e controle de intercorrências agudas ou piora dos sintomas dos pacientes ambulatoriais ou de visita domiciliar, matriculados no hospital.
Horário: 24 horas por dia

Atendimento a distância
No HC IV há pacientes que moram em municípios distantes da unidade ou mesmo em outros estados, dificultando a sua locomoção ao hospital ou impossibilitando a visita domiciliar. Nesses casos a nossa equipe de plantão estará disponível para, quando houver necessidade, orientar o profissional de saúde que estiver dando atendimento ao paciente na sua localidade.

Serviço de Atendimento Telefônico
Em alguns casos, as intercorrências clínicas podem ser resolvidas ou orientadas por telefone, não havendo necessidade de locomoção do paciente até o hospital. O plantão telefônico funciona 24h por dia para orientar familiares, cuidadores e pacientes do HC IV.

Para pacientes em atendimento domiciliar pelo HC IV o número do plantão é 3207-3700 (no horário comercial ramais 3708 e 4052 e nos demais horários ramais 6346 e 6250).

Para outros pacientes do HC IV os ramais são 4046 e 4050 em qualquer horário.

HC IV
Rua Visconde de Santa Isabel, 274
20570-120 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-3700
hc4@inca.gov.br



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