Home » INCA » Estrutura » Hospital do Câncer I » Serviços » Seção de Oncologia Pediátrica - Hospital do Câncer I
Seção de Oncologia Pediátrica

O Centro de Oncologia Pediátrica Dr. Francisco Arman Gerpe Filho é responsável pelo atendimento das crianças e adolescentes com câncer no INCA e representa uma evolução na assistência médico-hospitalar oferecida aos pacientes nessa faixa etária (de 0 a 15 anos).

O Centro conta várias áreas exclusivas no Hospital do Câncer I. Suas instalações oferecem ambientes agradáveis para as crianças, decorados de forma alegre e funcional, onde a humanização no tratamento contribui para atingir a cura com qualidade de vida.

  • O Setor Ambulatorial funciona no 11º andar e inclui um consultório odontológico e um oftalmológico que realiza atividades de pesquisa, como aconselhamento e sequenciamento genético, e se dedica também à formação de profissionais na área. Dispõe de diversas clínicas e da área de recreação infantil. Nesse espaço exclusivo atua uma equipe multidisciplinar especializada.
  • As Enfermarias para pacientes infanto-juvenis estão localizadas no 5º andar. Tanto o Ambulatório como as enfermarias congregam atividades da Pediatria Clínica, Cirurgia Pediátrica, Hematologia e Quimioterapia Infantil. Também prestam apoio ao Centro as clínicas de Neurocirurgia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e TOC (Tecido Ósseo Conjuntivo) do Hospital do Câncer I.
  • A Unidade de Terapia Intensiva exclusiva para pacientes-infanto-juvenis, situada em ambiente apropriado no 5º andar, dispõe de seis leitos para o tratamento de crianças e adolescentes, respiradores, monitores cardíacos e de transporte, camas eletrônicas e berço aquecido, entre outros equipamentos. O atendimento na UTI conta com equipe multidisciplinar especializada.
  • O Pronto Atendimento Pediátrico, no andar térreo, funciona 24 horas por dia e é exclusivo a pacientes infanto-juvenis. A Emergência dispõe de três leitos, um consultório médico, equipamentos de transporte e suporte local (respirador, camas-leito, oxímetro, monitor de beira de leito) e de uma equipe com médicos e enfermeiros exclusivos. Recebe o apoio de profissionais do Centro de Terapia Intensiva.

Os demais setores e serviços essenciais ao diagnóstico, tratamento e apoio (como os Laboratórios, a Farmácia, a Radioterapia, a Assistência Social, a Psicologia, a Nutrição e a Hemoterapia do HC I) também estão ligados ao Centro Pediátrico.

O Centro de Oncologia Pediátrica adota o hospital-dia, conceito de assistência médico-hospitalar em que consultas, exames e tratamentos são feitos no mesmo dia. Nesse sistema, a internação só acontece em casos absolutamente necessários, reduzindo custos e os riscos de infecção hospitalar. Além do mais, ele disponibiliza mais leitos para casos novos e permite que a criança não se ausente de casa e nem da escola durante o tratamento.

Em 2008, o Setor Pediátrico do INCA realizou 9.120 atendimentos ambulatoriais e 5.556 aplicações de quimioterapia, além de registrar 1.056 internações. Foram abertos 280 prontuários e realizados 2.400 atendimentos de emergência no ambulatório. Com a abertura do Pronto Atendimento Pediátrico em março de 2009, espera-se aumentar para 3.000 os atendimentos de emergência por ano. Além disso, a expectativa é reduzir em 50% o tempo de espera e em 10% o número total de internações.

O Centro de Oncologia Pediátrica conta com o apoio da Fundação do Câncer, Instituto Ronald McDonald e do INCAVoluntário.

Classe Hospitalar
Atendimento escolar destinado a crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental internadas ou em tratamento ambulatorial (Pediatria / Quimioterapia / CEMO) no Instituto.

Brinquedoteca
A Brinquedoteca do INCA é um espaço lúdico do Hospital de Câncer I, instalada no mesmo andar onde ficam os 31 leitos da Oncologia Pediátrica, Cirurgia Pediátrica, Hematologia Infantil e CTI Pediátrico.

Casa de Apoio à Criança com Câncer
Gerenciada em parceria pelo INCA e a AACN - Associação de Apoio à Criança com Neoplasia - a Casa Ronald McDonald, no Rio de Janeiro, hospeda gratuitamente pacientes infantis sem condições financeiras, em tratamento ambulatorial no Instituto, vindos de outros estados e municípios.

Desenhos de Crianças
Veja alguns trabalhos de nossos pacientes infantis promovidos pelo
Voluntariado do INCA, na sala de recreação infantil.


HC I
Praça Cruz Vermelha, 23 - Centro
20230-130 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-1000



Copyright © 1996-2014 INCA - Ministério da Saúde - Praça Cruz Vermelha, 23
Centro - 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. (21) 3207-1000
A reprodução, total ou parcial, das informações contidas nessa página é permitida sempre e quando for citada a fonte.
Gerenciado pelas divisões de Comunicação Social e Tecnologia da Informação