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Acreditação Hospitalar
[Volta]

Todas as cinco unidades assistenciais do INCA estão acreditadas pela Joint Commission International, operando de acordo com padrões internacionais de qualidade no atendimento médico e hospitalar:

Hospital do Câncer I (certificado em 2010 de acordo com padrões de Acreditação da Joint Commission International para Hospitais)
Hospital do Câncer II (certificado em 2009 e recerttificado em 2012 de acordo com padrões de Acreditação da Joint Commission International para Hospitais )
Hospital do Câncer III (certificado em 2008 de acordo com padrões de Acreditação da Joint Commission International para Hospitais )
Hospital do Câncer IV (certificado em 2008 de acordo com o Manual Internacional de Padrões de Acreditação para Cuidados Continuados)
Centro de Transplante de Medula Óssea
(certificado em 2009 de acordo com o Manual Internacional de Padrões de Certificação para o Cuidado a Doenças ou Condições Específicas )

Os hospitais receberam seus certificados pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) ¿ órgão brasileiro ligado à Joint Commission International (JCI), a maior e mais antiga comissão acreditadora dos Estados Unidos. O processo de acreditação que leva em conta aspectos como qualidade técnica, gestão e atendimento humanizado iniciou-se no INCA em 2004 e utilizou, respectivamente, três modelos distintos de manuais internacionais: Padrões de Acreditação da Joint Commission International para Hospitais; Manual Internacional de Padrões de Acreditação para Cuidados Continuados Manual Internacional de Padrões de Certificação para o Cuidado a Doenças ou Condições Específicas.

Os objetivos principais da Acreditação Hospitalar são melhorar a qualidade dos cuidados aos pacientes e acompanhantes e proporcionar um ambiente livre de riscos para todos aqueles que circulam no Instituto, dentro de padrões de excelência reconhecidos internacionalmente.


Porque participar de um programa de Acreditação?
Através da Acreditação Hospitalar, a instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa.

A partir deste diagnóstico e com o desenvolvimento do processo de educação, de acordo com o Manual de Padrões de Acreditação Hospitalar, é possível discutir, criteriosamente, os achados da avaliação e desenvolver um plano de ações capazes de promover a efetiva melhoria do desempenho da instituição, abrangendo todos os seus serviços e segmentos existentes.


Passo a passo da Acreditação
1. O diretor do hospital solicita a avaliação.
2. O planejamento da avaliação é feito ¿sob medida¿, com base nas características do hospital.
3. Ocorre a primeira avaliação, quando é verificada a conformidade da estrutura, dos processos e dos resultados obtidos pelo hospital, comparados com padrões pré-estabelecidos.
4. Os avaliadores fornecem ao hospital um relatório de decisão preliminar, baseado em seus achados durante a avaliação. Esse relatório é enviado ao Comitê de Acreditação, que tem entre suas atribuições, a aprovação do relatório e a outorga da acreditação.
5. O ciclo de acreditação tem a duração de três anos ¿ seis meses antes da data de seu término, a agência acreditadora notifica a instituição, com vistas à realização de nova avaliação para reacreditação e um novo ciclo tem início.

Para obter o certificado de Hospital Acreditado, o hospital deve demonstrar conformidade significativa com um manual de padrões:

  • desenvolvidos por especialistas em saúde dos cinco continentes;
  • criados por profissionais que atuam especificamente no setor saúde;
  • testados em todas as regiões do mundo;
  • aplicáveis de forma individual nas organizações de saúde;
  • desenhados para estimular e dar suporte continuado as ações de melhoria da qualidade;
  • criados para promover a redução de riscos para pacientes e profissionais;
  • adaptáveis ao contexto das crenças, valores, cultura e legislação das diferentes regiões e paises do mundo e
  • voltados para a garantia da segurança do paciente.

Com a Acreditação Internacional, as instituições têm acesso a uma variedade de recursos e serviços de uma rede Internacional, incluindo:

  • um sistema internacional de avaliação de qualidade baseado no benchmarking entre as instituições participantes do programa;
  • estratégias para redução de riscos e táticas para prevenir eventos adversos;
  • acesso a uma fonte de dados sobre boas praticas;
  • um informativo internacional editado pela JCI;
  • eventos promovidos pela JCI e seus parceiros nas principais regiões do mundo.
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