 |
 |
O HC IV é a unidade de Cuidados Paliativos do INCA, responsável pelo atendimento ativo e integral aos pacientes do Instituto portadores de câncer avançado, sem possibilidades de cura.
Tem como missão 'Promover e prover cuidados paliativos oncológicos da mais alta qualidade, com habilidade técnica e humanitária, com foco na obtenção da melhor qualidade de vida a seus pacientes e familiares."
A Unidade trabalha com equipes multiprofissionais e conta com estrutura para a prestação de consultas ambulatoriais, visitas domiciliares, internação e serviço de pronto atendimento. Com o objetivo de facilitar a permanência do paciente em casa, o hospital disponibiliza material de conforto e medicamentos para o controle de sintomas e bem-estar.
Além do trabalho assistencial, o HC IV promove a formação e o treinamento de profissionais na área de Cuidados Paliativos e realiza atividades educativas junto aos cuidadores e/ou familiares que assistirão o paciente em casa. Tem como visão: "Ser o centro de excelência nacional na assistência, ensino e pesquisa em cuidados paliativos oncológicos, através da normatização técnico-científica e capacitação profissional qualificada, com foco no atendimento técnico e humanitário e melhoria da qualidade de vida".
Em 2008, após um processo de quatro anos, o HC IV tornou-se a segunda unidade assistencial do INCA e terceira do Ministério da Saúde a receber a Certificação Internacional de Acreditação pela qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a certificação da entidade americana Joint Commission International, representada no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação, o hospital, que comemorou em 2008 dez anos de existência, passou a fazer parte de uma rede de 140 instituições em todo o mundo, que se compromete a utilizar padrões de gerenciamento e qualidade internacionalmente reconhecidos como ótimos e acessíveis. A certificação teve validade até 2011.
Como surgiu
O atendimento na área de Cuidados Paliativos iniciou-se em 1986, no Hospital do Câncer II, através do Programa de Atendimento ao Paciente Fora de Possibilidade Terapêutica.
Em 1989, em razão do crescimento no número de pacientes atendidos, o programa foi transformado em serviço (Suporte Terapêutico Oncológico, STO) e ampliou suas atividades para um programa de visitas domiciliares. Em 1990 foi criado o Grupo Especial de Suporte Terapêutico Oncológico (Gesto), entidade filantrópica que dava apoio financeiro ao STO. |
 |
 |
Em 1991, o INCA inaugurou o primeiro serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer I. Com a proposta de trabalho cada vez mais consolidada, em 1998 foi construída e inaugurada a Unidade de Cuidados Paliativos do INCA, inicialmente chamada de Centro de Suporte Terapêutico Oncológico (CSTO). |
Em 2004, a unidade recebeu o nome de Hospital do Câncer IV (HC IV), unificando a nomenclatura dos hospitais do INCA, por solicitação dos próprios pacientes e familiares que se sentiam excluídos da Instituição, quando de seu encaminhamento para os Cuidados Paliativos.
Direção: Dra. Germana Hunes
| |
HC IV Rua Visconde de Santa Isabel, 274 20570-120 - Rio de Janeiro - RJ Tel.: (21) 3207-3700 hc4@inca.gov.br | |
|


|