Home » INCA » História » Ex-Diretores » Dr. Walter Roriz de Carvalho
Dr. Walter Roriz de Carvalho
Diretor Geral do INCA
1986 a 1990

Biografia
Nascido em 27 de agosto de 1934, no Rio de Janeiro, Walter Roriz de Carvalho formou-se, pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual UFRJ. Sua trajetória no INCA começou em 1981, quando foi convidado a chefiar a Seção de Tórax, no Hospital do Câncer. Permaneceu neste cargo até março de 1986, época em que foi nomeado Diretor do Instituto.

Durante a sua gestão, o Dr. Walter Roriz manteve como meta de trabalho a conclusão do Plano de Reforma Geral do Hospital. Dentro deste conceito, foram feitas reformas nos Serviços de Medicina Nuclear, Radiologia, Radioterapia e no CEMO, o que resultou na sua inclusão no "International Bone Marrow Transplantation Registry". Atividades como quimioterapia, radioterapia, radiologia e medicina nuclear tiveram uma grande evolução, graças à utilização de novos equipamentos e de novas técnicas diagnósticas e terapêuticas.

Dentro do projeto de estabelecimento de diretrizes básicas para um melhor aproveitamento das atividades e serviços do Hospital, o Dr. Roriz implantou um sistema de dispensação de drogas, através de receituários próprios, o que permitiu à Farmácia Central maior controle e conseqüente redução do consumo de medicamentos. Inaugurou ainda a Unidade de Quimioterapia Ary Frauzino Pereira, destinada aos pacientes em tratamento quimioterápico, e a Unidade de Hematologia.

A Residência Médica e a assinatura de convênios de mútua cooperação entre o INCA e a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro também foram diretrizes incentivadas em sua gestão. Implantou o Programa de Residência em Física Médica e Enfermagem em Oncologia, ampliou o Curso de Especialização em Oncologia em convênio com a Universidade Federal Fluminense, criou o Curso de Especialização em Nutrição em Oncologia e concedeu bolsas de mestrado e doutorado aos pesquisadores.

Dr. Walter Roriz foi sucedido, em março de 1990, pelo Dr. Marcos Fernando de Oliveira Moraes, tendo retomado suas funções na Seção de Tórax do Hospital do Câncer I. Porém, em 2003, foi novamente convidado para participar da direção geral do Instituto como chefe de gabinete do Dr. Jamil Haddad. Em virtude de uma crise administrativa, com a saída do diretor geral, foi indicado, em regime provisório, para substituí-lo. Desde 2004 é Chefe da Divisão Cirúrgica do Hospital do Câncer I.


Títulos:
• Livre-Docente da Faculdade de Medicina da UFRJ
• Doutor em Medicina pela UFRJ
• Especialista em Cirurgia Torácica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica
• Membro Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Membro da European Society for Thoracic Surgeons

Instituto Nacional de Câncer - INCA
Praça Cruz Vermelha, 23 - Centro
20230-130 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-1000


Copyright © 1996-2014 INCA - Ministério da Saúde - Praça Cruz Vermelha, 23
Centro - 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. (21) 3207-1000
A reprodução, total ou parcial, das informações contidas nessa página é permitida sempre e quando for citada a fonte.
Gerenciado pelas divisões de Comunicação Social e Tecnologia da Informação