Home » Coordenação de Educação
Coordenação de Educação

[Processos Seletivos] [Equipe] [Comitês de Ensino]

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) tem o compromisso de promover, com base em parcerias com instituições formadoras, prestadoras de serviços e gestores, a qualificação de equipes multiprofissionais, com perfis ajustados ao trabalho, para atuação em todos os níveis de cuidado na Rede de Atenção Oncológica.
 
A Coordenação de Educação (CEDC) é a área do INCA responsável por promover estratégias de descentralização da formação em Oncologia e planejar, coordenar e avaliar a implementação de cursos para a Rede de Atenção Oncológica.
Os cursos do INCA congregam iniciativas dos serviços assistenciais, tendo oferta anual regular, ampla estrutura organizacional e preceptoria especializada, caracterizando-se pelo treinamento em serviço.
 
A CEDC oferece as seguintes modalidades de ensino:

Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu
Visam ao aprofundamento dos conhecimentos e habilidades técnicas em áreas específicas para profissionais com graduação nas áreas de: Medicina, Enfermagem, Engenharia Clínica, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Patologia Clínica, Psicologia e Serviço Social. Fazem parte desse grupo os programas de Residência, Cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e Atualização. Uma das atividades comuns aos cursos de Residência e Especialização é o desenvolvimento da disciplina de Seminários de Pesquisa em Atenção Oncológica (Módulo Interdisciplinar).
 
Cursos de Nível Técnico
A formação dos trabalhadores de nível técnico é um componente decisivo para a efetivação da Política Nacional de Saúde. Nesse grupo estão incluídos cursos de especialização, qualificação e atualização. O INCA também oferece estágio obrigatório com a finalidade de complementar a formação educacional de alunos de escolas técnicas com as quais o Instituto mantém convênio de cooperação.
Enquanto uma atividade comum aos cursos de Especialização e Qualificação, destaca-se o desenvolvimento da disciplina de Seminários de Iniciação à Pesquisa em Atenção Oncológica (Módulo Interdisciplinar).
 
Cursos a Distância
Abrindo novas perspectivas de ampliação dos processos educacionais, a área de Tecnologias Educacionais Interativas desenvolve o ensino de Oncologia mediado por tecnologias de comunicação e informação, exercendo assessoria didático-pedagógica quanto à produção e sistematização de conteúdos e cursos presenciais, semipresenciais e a distância.
 
Para mais informações sobre o doutorado e mestrado, escolha a opção Pesquisa.

InformaçãoTécnico-Científica
É um elemento central para o controle do câncer, constituindo-se numa atividade importante para a capacitação e atualização de profissionais da área de saúde. Entre suas atribuições, o Instituto tem como objetivos a divulgação da informação e a disseminação, nas esferas nacional e internacional, do conhecimento produzido internamente, por meio da Seção de Bibliotecas, composta de bibliotecas físicas (HCI, HCII, HCIII/IV e Conprev) e Biblioteca Virtual (Área Temática Controle de Câncer), da Revista Brasileira de Cancerologia, revista indexada na Lilacs e disponibilizada na página da internet dos periódicos Capes, e da edição de publicações (livros, folhetos, cartilhas), materiais gráficos de apoio a  eventos e aulas, e pôsteres científicos.

Mais informações
Secretaria Acadêmica / SECAD
Rua Marquês de Pombal, 125 - 3º andar
20230-240 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 3207-6021
Fax: (21) 3207-6109
secad@inca.gov.br
Atendimento ao público: 9h às 16h

Coordenação de Ensino - COENS
Rua Marquês de Pombal, 125 - 2º, 3º e 4º andares
CEP: 20.230-240 - Rio de Janeiro - RJ



Copyright © 1996-2014 INCA - Ministério da Saúde - Praça Cruz Vermelha, 23
Centro - 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. (21) 3207-1000
A reprodução, total ou parcial, das informações contidas nessa página é permitida sempre e quando for citada a fonte.
Gerenciado pelas divisões de Comunicação Social e Tecnologia da Informação