Home » INCA » Estrutura » Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO)
Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO)
 [] [BSCUP] [Rede BrasilCord] [REDOME] [Produção] [Doação de Medula] [Medula.NET]

O Centro de Transplante de Medula Óssea (CEMO) foi criado em 1983 e hoje destaca-se como referência na área para o Ministério da Saúde. É um dos maiores centros no Brasil para o tratamento de doenças no sangue como anemia aplástica, leucemia e outras enfermidades com indicação de transplante de células-tronco hematopoéticas ou medula ósseaO CEMO realiza transplantes de medula óssea alogênicos, com doadores aparentados e não-aparentados, além de autogênicos ou autólogos. Atende a pacientes adultos e crianças do Rio de Janeiro e demais regiões do Brasil no âmbito do SUS. Por determinação do Ministério da Saúde, cabe ao CEMO a sede e o gerenciamento técnico do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea - REDOME e da Rede BrasilCord, que reúne Bancos Públicos de Sangue de Cordão Umbilical. Centraliza ainda as consultas aos Registros internacionais de doadores de medula óssea para seleção e providências quanto ao fornecimento de material para os transplantes com doadores não-aparentados. Em 2009, o CEMO obteve o certificado de acreditação hospitalar de acordo com o Manual Internacional de Padrões de Certificação para o Cuidado a Doenças ou Condições Específicas da Joint Commission International.

O CEMO conta com as seguintes divisões e setores:

Divisão de Assistência Médica

Unidade de Pacientes Internos (UPI), que dispõe de 12 leitos instalados em ambiente alimentado por um sistema de filtragem especial do ar para a redução das partículas ambientais, visando minimizar o risco de infecções;

Unidade de Pacientes Externos - composta pelo Ambulatório e Hospital-Dia, que recebe os novos pacientes e é também responsável pelo acompanhamento dos pacientes transplantados. É composta de seis consultórios multidisciplinares, sala de atendimento para crianças com quatro poltronas e sala de atendimento para adultos com 10 poltronas, além de dois leitos de isolamento e dois leitos de procedimentos;

Setor de Fototerapia – responsável pelo tratamento com técnicas como a fotoquimioterapia PUVA (Ultravioleta A + Psoraleno), UVB Narrow Band e Fotoferese extracorpórea. É a unidade pioneira neste tratamento na America Latina e conta com dermatologistas e equipe que, além de administrar o tratamento, avaliam e acompanham os pacientes com complicações como a doença do Enxerto Contra o Hospedeiro aguda e crônica;

Divisão de Enfermagem - coordena as atividades de assistência, ensino e pesquisa relacionadas aos enfermeiros do CEMO.

Divisão de Apoio Técnico - atuação de forma multidisciplinar integrada. A Divisão reúne os serviços de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

Divisão de Laboratórios

Unidade laboratorial, que dá suporte aos transplantes, executando exames e procedimentos essenciais para a realização dos transplantes e acompanhamento dos pacientes e também é referência para pesquisas. Inclui os Laboratórios de Imunologia, Citogenética, Imunogenética, Biologia molecular, Células Tronco e Criobiologia.

Direção da Unidade

- Comissões e Comitês Especiais:

Acreditação e Normatização


- Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)
- Prontuários
- Óbitos

- Núcleo de Informação Ensino e Pesquisa (NIEP)

- Secretaria Executiva

- Apoio Administrativo

- Comunicação

Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), criado em 1993 e coordenado pelo INCA desde 1998. O REREME - Registro Nacional de Receptores de medula Óssea (2004) e o RENACORD - Registro Nacional de Sangue de Cordão Umbilical (2008) também estão sob a responsabilidade direta do CEMO/INCA.

Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical (BSCUP), projeto elaborado em 1999 e inaugurado em 2001, iniciou suas atividades em 2002.

CEMO
Praça Cruz Vermelha, 23, 7º andar - Centro
20230-130 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 3207-1215  Fax: (21) 3207-1190


Copyright © 1996-2017 INCA - Ministério da Saúde - Praça Cruz Vermelha, 23
Centro - 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. (21) 3207-1000
A reprodução, total ou parcial, das informações contidas nessa página é permitida sempre e quando for citada a fonte.
Gerenciado pelas divisões de Comunicação Social e Tecnologia da Informação