Vol.49 n° 1



Artigo completo


A construção do conhecimento em Serviço Social em oncologia: a contribuição do curso de especialização do INCA
The construction of knowledge in Social Work in oncology: the contribution of INCA's specialization course

Tânia Chalhub1 e Márcia Fróes Skaba2

Resumo

Desde o final do século XIX, o Serviço Social tem participado na construção de conhecimento a respeito do ser humano, suas relações sociais e o enfrentamento de questões sociais em diversas áreas. A área da saúde tem se destacado por constituir o maior campo da prática profissional, já tendo bem discutidas as questões relacionadas à saúde mental, da mulher e da criança. No entanto, a discussão sobre a questão do câncer ainda é incipiente. O INCA, órgão do Ministério da Saúde responsável, também, pela produção de conhecimento e formação de recursos humanos em Oncologia, iniciou em 2000 o curso de Especialização em Serviço Social em Oncologia com estes objetivos. Um dos requisitos para a obtenção do título é a elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC). Estes trabalhos têm contribuído para a construção de conhecimento em Serviço Social em Oncologia refletindo sobre categorias teóricas, discutindo a prática e analisando as políticas públicas de saúde. Este trabalho é uma pesquisa documental das monografias defendidas por profissionais deste curso tendo como objetivo discutir a contribuição científica das três primeiras turmas, categorizadas por: objeto de estudo, metodologia utilizada e áreas da prática em Oncologia. Numa abordagem descritiva, foram analisadas 23 monografias que já se encontram na sua versão final. Todas as monografias tiveram como objeto de reflexão a prática desenvolvida nas diferentes unidades do INCA, enfocando a atuação na assistência, paliação e políticas de saúde, tendo como sujeitos os pacientes, familiares e profissionais. Elas refletem a complexidade e especificidade de tal atuação.


Palavras-chave: produção de conhecimento; serviço social; oncologia; educação.

1Doutora em Serviço Social, University of Minnesota; Chefe do Serviço de Divulgação Científica, Coordenação de Ensino e Divulgação Científica, Instituto Nacional de Câncer. Enviar correspondência para T.C. Rua do Rezende 128 sala 172; 20231-092 Rio de Janeiro, RJ - Brasil. E-mail: tchalhub@inca.gov.br
2Doutoranda em Saúde Pública, FIOCRUZ; Coordenadora do Curso de Especialização em Serviço Social em Oncologia, Hospital do Câncer I, Instituto Nacional de Câncer, Rio de Janeiro, RJ - Brasil.


Revista Brasileira de Cancerologia - Volume 49 n°1 Jan/Fev/Mar 2003