Home » Agência INCA de Notícias » Press Releases
27/11/2007 - Atlas online de mortalidade por câncer permitirá análise de dados de todos os municípios brasileiros

Ferramenta que realiza cálculos estatísticos automatizados estará disponível em junho de 2008

O Atlas Online da Mortalidade do Câncer, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) com base em dados oficiais, permitirá acesso público pela Internet aos índices de mortalidade do país, segundo a região geográfica e por tipo de câncer. A experiência será apresentada durante o 2º Congresso Internacional de Controle de Câncer (ICCC 2007/INCA), que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 25 e 28 de novembro. O Atlas será lançado para consulta pública em junho de 2008.

"Uma das principais finalidades é auxiliar os profissionais de saúde pública na determinação de prioridades necessárias à prevenção e ao controle de câncer", afirma Zina Pinheiro, supervisora do projeto desenvolvido pelo INCA. "O material também será útil na identificação de fatores de riscos suspeitos a serem explorados em estudos epidemiológicos", completa. Durante a apresentação no ICCC 2007, os mais de 500 especialistas de todo o mundo que participam do congresso poderão acompanhar a demonstração das funcionalidades do sistema inédito.

"O Atlas de mortalidade do câncer no Brasil é divulgado pelo INCA a cada dois anos. Com base na comparação em relação aos dados de mortalidade de câncer, que são computados desde 1979, será possível fazer estudos de tendências temporais neste período, por exemplo", comenta Zina. "Um dos principais diferenciais deste projeto é que poderão ser consultados os dados por localidades, fora dos recortes tradicionais de regiões, estados e capitais. O Atlas permitirá isolar os dados referentes a municípios, que podem ser agrupados da forma que o usuário preferir. Será possível, isolar os dados referentes à região serrana do Rio ou à área metropolitana do entorno de Brasília, por exemplo", explica Renata Dias, analista de sistemas que trabalhou no desenvolvimento do mesmo. Estão incluídos no Atlas todos os tipos de câncer cadastrados pela listagem da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde.

"Essa ferramenta facilitará os estudos sobre o perfil da mortalidade por câncer, permitindo o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de controle e prevenção", afirma Zina, destacando que, além da rapidez da consulta online de dados, outro importante benefício é a automatização dos cálculos estatísticos: "Os cálculos serão feitos pelo próprio sistema, o que permite que a ferramenta seja usada por pessoas leigas em estatística. Basta ao usuário selecionar os municípios, o tipo de câncer e o período de tempo que deseja analisar. O sistema vai gerar automaticamente os dados com as correções estatísticas necessárias", resume. Os dados que alimentam o Atlas são gerados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e a atualização será anual.


Divisão de Comunicação Social • tel: (21) 2506-6103 • imprensa@inca.gov.br



Copyright © 1996-2014 INCA - Ministério da Saúde - Praça Cruz Vermelha, 23
Centro - 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. (21) 3207-1000
A reprodução, total ou parcial, das informações contidas nessa página é permitida sempre e quando for citada a fonte.
Gerenciado pelas divisões de Comunicação Social e Tecnologia da Informação