Ministério da SaúdeBrasil, um país de todos

Navegação:

divisor
Incidência

Informações sobre a incidência de câncer originam-se principalmente dos Registros de Câncer de Base Populacional - RCBP. Tais informações são fundamentais para definir o papel de fatores etiológicos e estabelecer prioridades na prevenção, planejamento e gerenciamento dos serviços de saúde.


capa da Estimativa 2014: Incidência de Câncer no Brasil Estimativa 2014: Incidência de Câncer no Brasil

As informações sobre incidência de câncer raramente estão disponíveis em nível nacional ou regional, deste modo, métodos que permitam obter estimativa de casos novos a partir das informações sobre incidência e mortalidade são de grande utilidade e oferecem um quadro geral sobre a distribuição dos padrões do câncer para o país e regiões.


capa do Câncer no Brasil Câncer no Brasil: Dados dos Registros de Base Populacional

RCBP

O quarto volume da publicação "Câncer no Brasil: Dados dos Registros de Base Populacional" apresenta informações atualizadas de incidência de câncer para o período entre 2000 a 2005 em 17 municípios brasileiros (principalmente capitais) com o propósito de prover informações relevantes sobre o perfil do câncer.


Câncer na Criança e no Adolescente no Brasil

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) desenvolveram esta primeira publicação sobre tumores na infância e adolescência, de abrangência nacional, com o objetivo de descrever a incidência através das informações dos registros populacionais existentes no Brasil e a mortalidade obtida pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.


capa de Câncer no Brasil: Dados dos Registros de Base Populacional Registros de Câncer de Base Populacional

São centros sistematizados de coleta, armazenamento e análise da ocorrência e das características de casos novos (incidência) de câncer em uma população. Em 2003, foi publicado o terceiro volume do "Câncer no Brasil: Dados dos Registros de Base Populacional", que contou com a participação de dezesseis RCBP. Atualmente, encontram-se também disponíveis informações "on line" de vinte RCBP.


capa da Classificação Internacional do Câncer na Infância (3ª edição revisada) Classificação Internacional do Câncer na Infância (3ª edição revisada)

A Classificação Internacional de Doenças para Oncologia, 3ª edição (CID-O3), introduziu modificações importantes principalmente para leucemias e linfomas, que são tipos importantes de câncer que ocorrem em crianças e adolescentes. Fez-se então necessária uma revisão da Classificação Internacional do Câncer na Infância (CICI-3). Assim, a CICI-3 classifica os tumores de acordo com a CID-O3 em 12 grupos principais, que se subdividem em 47 subgrupos.


capa do manual de rotinas e procedimentos da base populacional Manual de Rotinas e Procedimentos - 2a. Edição

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e a Secretaria de de Vigilância em Saúde (SVS), juntamente com atores governamentais e não governamentais, envidam esforços para aprimorar a política de prevenção e vigilância do câncer e de seus fatores de risco, visando reduzir a incidência e a mortalidade por câncer e melhorar a qualidade de vida da população. Em cumprimento às suas atribuições, o INCA disponibiliza esta nova edição, revisada e atualizada onde estabelecem-se os critérios técnico-operacionais de funcionamento do RCBP, bem como oferecer suporte à implantação da nova versão da Ficha de Registro de Tumores orientando os registradores em sua atividade diária.

Copyright © 1996-2007 INCA - Ministério da Saúde
A reprodução, total ou parcial, das informações contidas nessa página é permitida sempre, quando for citada a fonte.
Gerenciado pelas divisões de Comunicação Social e Tecnologia da Informação.