Acesso à Informação

Sistema Eletrônico de Informações (SEI)


Última modificação: 26/05/2021 | 11h06

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) (abre em nova janela) é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real. O sistema possui um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa.

A adoção de sistemas digitais para a produção de documentos é tendência em expansão na administração pública brasileira e está prevista no decreto nº 8.539 da Presidência da República de 8 de outubro de 2015 (abre em nova janela).

O SEI é um dos produtos do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o PEN proporciona a integração de diferentes esforços que já estavam em curso no âmbito do Governo Federal e possibilita melhorias no desempenho dos processos da Administração Pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência e satisfação do público usuário e redução de custos. 

Para saber mais sobre o SEI, acesse a página do Ministério da Saúde (abre em nova janela).

 

Copyright