Causas e Prevenção

Alimentação


Última modificação: 27/10/2021 | 15h35

Importantes formas de evitar o câncer é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo, manter o peso corporal adequado e evitar bebidas alcoólicas.

Ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evitar os alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer, bebidas adoçadas, entre outros, pode prevenir o câncer. A alimentação deve ser saborosa, respeitar a cultura local, proporcionar prazer e incluir alimentos regionais.

Confira no menu à esquerda as recomendações sobre alimentação e prevenção de câncer. Após o tratamento, pessoas que tiveram diagnóstico de câncer, incluindo àquelas livres da doença, também devem seguir essas recomendações. Cuidar da alimentação, praticar atividade física, buscar manter o peso adequado e evitar bebidas alcoólicas é essencial para recuperar a saúde, prevenir o retorno da doença e o desenvolvimento de outro tipo de câncer.

Aqui você também vai encontrar dicas para uma alimentação saudável, os mitos e verdades sobre prevenção de câncer e ter acesso às publicações e vídeos sobre o tema.

Na publicação Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: Uma Perspectiva Global. Um Resumo do Terceiro Relatório de Especialistas com uma Perspectiva Brasileira estão disponíveis as evidências e recomendações do INCA para a prevenção de câncer.

Utilize o Guia Alimentar para a População Brasileira como fonte confiável de informações e recomendações sobre alimentação adequada e saudável.

Confira também as recomendações referentes ao consumo de bebidas alcoólicas, peso corporal e atividade física.

Copyright