Causas e Prevenção

Alimentos de origem vegetal


Última modificação: 11/10/2018 | 12h09

Arroz com feijão é uma combinação saudável, tipicamente brasileira, acessível, gostosa e traz à mesa uma mistura essencial de proteínas, fibras, vitaminas e minerais.  Existem diversos tipos de feijão, como carioquinha, preto, manteiga e de corda, e outros grãos, como lentilha, ervilha e grão-de-bico. Além do arroz, outros cereais comuns no nosso país são: aveia, trigo e milho.

Coloque mais cores no seu feijão com arroz.

Frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, sementes e nozes protegem contra o câncer, fortalecendo as defesas do corpo e ajudando o intestino a funcionar bem. Procure variar esses alimentos e faça deles a base da sua alimentação.

Esses alimentos têm o poder de inibir a chegada de compostos cancerígenos às células e, ainda, consertar o DNA danificado quando a agressão já começou. Se a célula foi alterada e não for possível consertar o DNA, alguns compostos promovem a sua morte, interrompendo a multiplicação desordenada.

A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções (400g) por dia de frutas e vegetais sem amido, como espinafre, bertalha, agrião, tomate, cenoura, couve-flor, beterraba, chuchu, quiabo e abobrinha, sendo duas porções de frutas e três de vegetais sem amido. Cada porção equivale a uma quantidade que caiba na palma da sua mão, do produto picado ou inteiro, totalizando 80g.

No Brasil há uma enorme diversidade de frutas: açaí, cupuaçu, caju, seriguela, graviola, jabuticaba, murici, jenipapo, abacate, banana, jaca, goiaba, pitanga e uva. Algumas são fáceis de encontrar na sua região. Elas são ótimas opções para lanches, sobremesas e ainda podem ser combinadas com preparações salgadas.

Nozes verdadeiras como avelãs, castanhas, castanhas-de-caju, castanhas-do-pará, macadâmias, nozes, pistaches e amêndoas, também possuem nutrientes importantes na prevenção de câncer. Sementes como de girassol, abóbora, gergelim, amendoim, amêndoa de baru também fazem parte desse grupo de alimentos protetores. Experimente acrescenta-las na salada.

Lista Assuntos