Causas e Prevenção

Alimentos de origem vegetal


Última modificação: 12/07/2021 | 11h03

Frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, sementes e nozes protegem contra o câncer, fortalecendo as defesas do corpo e ajudando o intestino a funcionar bem. Procure variar esses alimentos e faça deles a base da sua alimentação.

Esses alimentos têm o poder de inibir a chegada de compostos cancerígenos às células e, ainda, consertar o DNA danificado quando a agressão já começou. Se a célula foi alterada e não for possível consertar o DNA, alguns compostos promovem a sua morte, interrompendo a multiplicação desordenada.

A recomendação é incluir regularmente nas refeições, frutas, legumes, verduras, feijões, cereais integrais, sementes e nozes, totalizando  pelo menos cinco porções (400 gramas) de frutas, legumes e verduras ao dia.

Arroz com feijão é uma combinação saudável, tipicamente brasileira, acessível, gostosa e traz à mesa uma mistura essencial de proteínas, fibras, vitaminas e minerais.  Existem diversos tipos de feijão, como carioquinha, preto, manteiga e de corda, e outros grãos, como lentilha, ervilha e grão-de-bico. Além do arroz, outros cereais comuns no nosso país são: aveia, trigo e milho. Coloque mais cores no seu feijão com arroz. 

No Brasil há uma enorme diversidade de frutas, legumes e verduras, que podem ser encontradas nas diferentes regiões do país.  São ótimas opções para todas as refeições: almoço e jantar, lanches, sobremesas e ainda podem ser combinados com outras preparações.

Nozes, avelãs, castanhas, castanhas-de-caju, castanhas-do-pará, macadâmias, pistaches e amêndoas, também possuem nutrientes importantes na prevenção de câncer. Sementes como de girassol, abóbora, gergelim, amendoim, amêndoa de baru também fazem parte desse grupo de alimentos protetores. Experimente acrescentá-las na salada.

Sempre que possível, prefira o consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos. Além de serem mais saudáveis, contribuem para a preservação do meio ambiente.  O consumo de frutas, legumes e verduras da época é uma ótima opção! Os alimentos que estão na safra são mais baratos e mais saborosos! Você conhece os alimentos típicos da sua região? Acesse o livro Alimentos Regionais Brasileiros e veja a diversidade de alimentos e receitas que podem ser incluídos na sua alimentação.

Copyright