Causas e Prevenção

Suplementos alimentares


Última modificação: 26/07/2021 | 10h58

Os suplementos alimentares, como vitaminas, minerais, elementos de ervas ou plantas, vendidos na forma de comprimidos, cápsulas, em pó e líquidos, não são recomendados para a prevenção de câncer.

O uso de suplementos alimentares sem recomendação de um nutricionista ou médico pode ser perigoso para a saúde. Para a população em geral, uma alimentação variada e colorida que inclua regularmente nas refeições frutas, legumes, verduras, feijões, cereais integrais, sementes e nozes é suficiente para proteger contra o câncer.

A maioria das pessoas não necessita de suplementos, pois uma alimentação saudável é suficiente para proteger contra várias doenças, inclusive o câncer.

Durante períodos específicos da vida, algumas pessoas, em especial gestantes, crianças e idosos, podem precisar de suplementos alimentares, mas somente devem consumi-los sob a orientação de um nutricionista ou médico. A comercialização desses produtos como “naturais” e seguras, contribuem para seu uso indiscriminado por pessoas que desconhecem seus riscos. A população deve ficar atenta, pois além de muitas vezes os produtos não cumprirem os benefícios anunciados, seu uso pode levar a efeitos adversos.

 

 

 

Copyright