Sobre o INCA

Cooperação com a União Internacional para Controle do Câncer (UICC)


Última modificação: 26/06/2018 | 13h48

A União Internacional para Controle do Câncer (UICC) é a principal organização mundial não-governamental que contribui com discussões e encontros científicos direcionados para políticas de câncer e com programas internacionais de formação profissional nessa área. Sua sede está localizada em Genebra, na Suíça. Entre as principais ações da UICC está a mobilização internacional pelo Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro), ação na qual o INCA é parceiro estratégico na região.

A UICC reúne instituições da sociedade civil, organizações não governamentais, ligas e sociedades de câncer, institutos de pesquisa, centros de tratamento, hospitais, sociedades científicas e profissionais, ministérios da saúde, agências de saúde pública e organizações de apoio a pacientes que trabalham com a comunidade global de saúde para acelerar a luta contra o câncer. Suas ações têm foco em planejamento e vigilância, prevenção, tratamento, agenda de desenvolvimento sustentável pós-2015 e recursos para advocacy para promover a inserção do câncer na agenda global de saúde e coordenar programas globais de alto impacto. Um dos marcos da instituição é a Declaração Mundial contra o Câncer (2013), que apresenta um conjunto de princípios sobre o controle do câncer a serem observados pelos países.

O INCA, por ser responsável pela definição de políticas nacionais para prevenção e controle do câncer, com atuação e parcerias internacionais nas áreas de assistência, ensino, pesquisa e comunicação, é membro da UICC. Essa parceria permite o diálogo do Instituto com atores internacionais e o estabelecimento de parceiras estratégicas e oportunidades de trabalho em rede com outros membros.