Sobre o INCA

Projetos de Cooperação com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)


Última modificação: 24/10/2018 | 14h23

O Brasil é membro, desde 1996, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e durante o biénio 2016-2018, o país assumiu a presidência da CPLP. A atual agenda da Comunidade comtempla ações político diplomáticas e cooperação em pautas de saúde, educação, justiça e direitos humanos. E a politica externa brasileira considera estratégica a agenda de desenvolvimento em áreas fundamentais junto aos países africanos de língua portuguesa.

Em função das demandas na área de saúde de países africanos, foram estimulados e negociados acordos de cooperação técnica contando com a participação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde (AISA) do Ministério da Saúde.(MS) e as áreas técnicas do Ministério da Saúde, dentre elas, o INCA. A ABC, que se orienta pela política externa do MRE e pelas prioridades nacionais de desenvolvimento, coordena os programas e projetos de cooperação técnica recebida do exterior e aqueles em que o Brasil é provedor de cooperação técnica horizontal, também conhecida como Sul-Sul.

Como importante instrumento de desenvolvimento, a Cooperação Técnica Internacional auxilia países a promoverem mudanças estruturais nos campos social e econômico, incluindo a atuação do Estado, por meio de ações de fortalecimento institucional. Os programas implementados nesses projetos permitem transferir ou compartilhar conhecimentos, experiências e boas-práticas por intermédio do desenvolvimento de capacidades humanas e institucionais. Atualmente, o INCA, juntamente com outras áreas do Ministério da Saúde – SAS e AISA – trabalha em conjunto com a ABC/MRE na cooperação com países da CPLP. Dentre os principais projetos em andamento, na área de controle do câncer, são com os Ministérios da Saúde de Angola e de Moçambique, para intercâmbio de experiências, qualificação de recursos humanos, registro de câncer e prevenção do câncer.
 

Lista Assuntos