Dia Nacional de Combate ao Câncer - 2012

INCA 75 anos


Última modificação: 14/09/2018 | 15h54

A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado no dia 27 de novembro, com a finalidade de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle do câncer. Para isso, o INCA e o Ministério da Saúde desenvolvem estratégias que visam a ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer e, principalmente, sobre como prevenir a doença.

Em 2012, o tema das comemorações foi a história do controle do câncer ao longo dos 75 anos de existência do Instituto. O objetivo foi apresentar aos profissionais e gestores da área da saúde a evolução das ações de prevenção, detecção e assistência à doença, no país, ao longo desse período.

Em ocasião da data foram lançados quatro avanços na produção de conhecimento do INCA:

  • O informativo Magnitude do câncer no Brasil: incidência, mortalidade e tendência (terceiro número do Boletim Vigilância do Câncer);
  • A publicação Informação dos Registros Hospitalares de Câncer como estratégia de transformação: perfil do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva em 25 anos
  • O livro O Câncer como Problema de Saúde Pública (Volume I da série temática Depoimentos para a História do Controle do Câncer no Brasil).
  • A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) sobre Prevenção e Controle de Câncer

Durante a celebraçãotambém foram homenageados personalidades que fizeram história no controle do câncer no Brasil. A placa comemorativa “Mérito INCA 75 anos” foi entregue aos cinco depoentes do livro O Câncer como Problema de Saúde Pública e também a profissionais do INCA que se destacaram e auxiliaram na criação da trajetória de sucesso do instituto.

 

Sobre as Publicações

A Magnitude do Câncer no Brasil: Incidência, Mortalidade e Tendência (terceiro número do boletim Vigilância do Câncer) contextualiza a magnitude do câncer no Brasil, por meio de informações sobre a incidência, mortalidade e tendência dos principais tipos de câncer no país, tendo como base os dados de Registros de Câncer de Base Populacional com no mínimo oito anos de funcionamento.

 

A Informação dos Registros Hospitalares de Câncer como estratégia de transformação: perfil do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva em 25 anos apresenta as informações sobre a assistência hospitalar do INCA processadas nos Registros Hospitalares de Câncer (RHC), no período compreendido entre 1983 a 2008. Tais dados apresentam um grande potencial de análise, permitindo observar os padrões institucionais da assistência oncológica ao longo desses 25 anos. A publicação integra as comemorações dos 75 anos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

 

O livro Câncer como Problema de Saúde Pública é o primeiro de uma série temática sobre a história do controle do câncer no Brasil, organizada a partir de depoimentos colhidos no âmbito do Projeto “História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas”, uma parceria entre o INCA e a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Para esse primeiro volume foram selecionados depoimentos de profissionais com diferentes perfis de formação e atuação, mas que, em algum momento, desempenharam papel central e relevante na abordagem do câncer como problema de saúde pública no Brasil e nas ações de controle do câncer. São eles: João Carlos Sampaio Góes; Edmur Flávio Pastorello; Marcos Moraes; José Gomes Temporão e Luiz Antonio Santini.

 

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Prevenção e Controle de Câncer é uma das novas ações do INCA para contribuir com o desenvolvimento e a geração de conhecimento acerca do câncer de forma transparente e com acessibilidade. Já existia em funcionamento a ferramenta “Área Temática Controle de Câncer” (com textos institucionais sobre o tema), contudo, a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) Prevenção e Controle de Câncer trouxe também produções científicas de instituições nacionais e internacionais. Criada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil como um espaço público e cooperativo para a gestão da informação científica e técnica sobre o tema a BVS Prevenção e Controle de Câncer é fator determinante e essencial, indispensável ao desenvolvimento social.

Copyright