Dia Nacional de Combate ao Câncer - 2013

Estimativa 2014: Incidência de Câncer no Brasil


Última modificação: 14/09/2018 | 17h13

A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado no dia 27 de novembro, com a finalidade de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle do câncer. Para isso, o INCA e o Ministério da Saúde desenvolvem estratégias que visam a ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer e, principalmente, sobre como prevenir a doença.

Em 2013, as ações em celebração à data encerraram a primeira fase da campanha “Mitos e verdades sobre câncer”, desenvolvida pelo INCA desde fevereiro. Desta vez, o mito abordado é “O câncer é apenas um problema de saúde”. Embora seja uma doença, o câncer possui implicações de grande alcance social, econômico, de desenvolvimento e de direitos humanos, que vão muito além do aspecto saúde.

Para alcançar os objetivos desta campanha, o INCA realizou três importantes ações:

  • Lançamento da publicação Estimativa 2014: Incidência de Câncer no Brasil
  • Lançamento da publicação Glossário Temático Controle de Câncer
  • Semana de Arte e Cultura do INCA

 

Estimativa 2014: Incidência de Câncer no Brasil

A epidemia global de câncer é grande e deve aumentar. É uma doença que não conhece fronteiras, afeta ou afetará a todos nós, direta ou indiretamente, durante a vida. O número de casos de câncer e mortes pela doença em todo o mundo deve dobrar ao longo dos próximos 20 a 40 anos. O maior crescimento é esperado nos países de baixa e média rendas.

A disseminação de informações e a comunicação com diferentes públicos (gestores, profissionais de saúde e população em geral) é uma das principais preocupações do INCA. Desde 1995, o Instituto elabora o relatório Estimativa: Incidência de Câncer no Brasil. O documento tem como objetivo prover gestores, serviços de saúde, universidades, centros de pesquisa, sociedades científicas e a imprensa de informações que possam ampliar o conhecimento sobre a ocorrência da doença na população brasileira e subsidiar o planejamento das políticas públicas de controle (ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento do câncer).

 

Glossário Temático Controle de Câncer

Elaborado conjuntamente pela Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI) do Ministério da Saúde e pelo INCA, o Glossário Temático Controle de Câncer reúne os 353 principais vocábulos utilizados na linguagem de atuação oncológica.

O Glossário Temático Controle de Câncer faz parte do Projeto de Terminologia da Saúde, que tem como objetivo constituir em um instrumento para representação e transmissão do conhecimento especializado do Ministério da Saúde, contribuindo com o desenvolvimento e a socialização do conhecimento de setores de saúde.

 

Semana de Arte e Cultura do INCA

O INCA apostou na arte para mostrar que o câncer não é apenas um problema de saúde. Para isso, criou a Semana de Arte e Cultura, na qual foram desenvolvidas atividades artísticas que mostraram variáveis que podem influenciar o câncer.

A ação principal da Semana de Arte e Cultura do INCA foi intervenção artística nos tapumes da obra do futuro Campus do Instituto, localizado ao lado do prédio-sede, à Praça Cruz Vermelha (Centro do Rio de Janeiro). Dezenove artistas grafitaram painéis em grande escala sobre temas relacionados a diversas áreas do controle do câncer. A maior parte dos artistas envolvidos é de comunidades nas quais questões de desenvolvimento social e econômico podem influenciar na ocorrência de determinados tipos de câncer. Esta, portanto, também é uma oportunidade de informações sobre câncer serem levadas a públicos significativos, tendo como mediadores representantes desses grupos sociais.

Materiais de Campanha