Dia Nacional de Combate ao Câncer - 2015

Estimativa 2016: Incidência de Câncer no Brasil


Última modificação: 13/09/2018 | 14h49

A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado no dia 27 de novembro, com a finalidade de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle do câncer. Para isso, o INCA e o Ministério da Saúde desenvolvem estratégias que visam a ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer e, principalmente, sobre como prevenir a doença.

Para o MS, a data é uma oportunidade para promover a mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais do controle do câncer.

A epidemia global de câncer é grande e deve aumentar. O número de casos de câncer e mortes pela doença em todo o mundo deve dobrar ao longo dos próximos 20 a 40 anos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no ano 2030, haverá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer.

O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.

 

Objetivos da publicação

A disseminação de informações e a comunicação com diferentes públicos (gestores, profissionais de saúde e população em geral) é uma das principais preocupações do INCA. Desde 1995, o Instituto elabora o relatório Estimativa: Incidência de Câncer no Brasil. O documento tem como objetivo prover gestores, serviços de saúde, universidades, centros de pesquisa, sociedades científicas e a imprensa de informações que possam ampliar o conhecimento sobre a ocorrência da doença na população brasileira e subsidiar o planejamento das políticas públicas de controle (ações de promoção da saúde, prevenção e tratamento do câncer).

Materiais de Campanha

Copyright