Dia Nacional de Combate ao Câncer - 2018

Prevenção e ações de educação para o controle do câncer


Última modificação: 06/12/2018 | 14h50

O programa Saber Saúde de Prevenção do Tabagismo e de Outros Fatores de Risco de Doenças Crônicas está completando 20 anos. O programa, criado pelo INCA, forma profissionais das áreas de educação e saúde para que desenvolvam conteúdos relacionados à promoção de hábitos saudáveis voltados a crianças, adolescentes e jovens, dentro das escolas. Com informações baseadas em evidências científicas, são abordados temas como tabagismo, uso de álcool, alimentação inadequada, exposição excessiva à radiação solar, inatividade física e sexo sem proteção – todos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), entre elas, o câncer. 

Por tudo isso, o Saber Saúde é o tema deste ano do Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro). A inciativa faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, que atua em quatro frentes: cessação, oferta de tratamento do fumante, promoção de ambientes livres de fumo e prevenção da iniciação, na qual está inserido o Saber Saúde. Além disso, há parcerias, nos estados, com as secretarias de Saúde e de Educação e com o Programa Saúde na Escola, que é interministerial.

O material de apoio, lúdico, ilustrado pelo cartunista e escritor Ziraldo, é voltado para alunos do ensino fundamental, mas pode ser adaptado a estudantes da educação infantil e do ensino médio, e para o trabalho com jovens e adultos. 

Materiais de Campanha

Lista Assuntos