Dia Nacional de Combate ao Câncer - 2020

Segurança na cirurgia oncológica — “O momento certo é agora. Não adie. Faça o tratamento oncológico.”


Última modificação: 11/01/2021 | 12h00

A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer  (27 de novembro) com a finalidade de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais do controle do câncer. Para isso, o INCA e o Ministério da Saúde desenvolvem estratégias que visam a ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer e, principalmente, sobre como prevenir a doença.

Em 2020, o tema trabalhado na campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer foi segurança na cirurgia oncológica. A cirurgia é a principal forma de tratamento com proposta curativa do câncer, mas também é um dos procedimentos mais temidos pelos pacientes. Além disso, devido ao cenário da pandemia do novo coronavírus, observou-se a redução do acesso ao tratamento oncológico, incluindo procedimentos cirúrgicos.

Com o slogan “O momento certo é agora. Não adie. Faça o tratamento oncológico.”, a campanha tem como objetivo reforçar que as cirurgias oncológicas realizadas em centros habilitados em oncologia e por equipes treinadas oferecem a segurança necessária tanto para o controle do câncer (e qualidade de vida do paciente) quanto para a proteção contra o novo coronavírus.

Materiais de Campanha

Copyright