Dia Nacional de Combate ao Fumo - 2010

Relatório final do Brasil (Global Adult Tobacco Survey - GATS)


Última modificação: 16/01/2019 | 17h22

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Criado em 1986, pela Lei Federal 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

Em 2010, para marcar a data, foi entregue ao representante do Comitê Internacional da GATS (Global Adult Tobacco Survey) o relatório final do país produzido a partir das informações da Pesquisa Especial de Tabagismo em pessoas de 15 anos e mais – PETab. 

A pesquisa — feita por meio da parceria entre Ministério da Saúde  (representado pelo INCA, Secretaria de Vigilância em Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Fiocruz) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2008 e publicada em 2009 — trouxe resultados referentes a diversos aspectos do tabagismo como o uso dos produtos derivados do tabaco, as tentativas de cessação, a exposição à fumaça do tabaco, o acesso às campanhas de conscientização sobre os riscos do tabagismo e a percepção das pessoas sobre esses riscos.

Já as peças publicitárias reforçaram a campanha Cartaz Gênero e tabaco (Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!) iniciada no Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio).

 

Saiba como parar de fumar

Materiais de Campanha

Copyright