Dia Nacional de Combate ao Fumo - 2017

Histórico de campanhas de controle do tabagismo


Última modificação: 14/11/2018 | 10h54

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Criado em 1986, pela Lei Federal 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

Em 2017, a data foi marcada pela exposição INCA: 80 anos de história na saúde pública no Brasil e o lançamento do livro Dia Mundial Sem Tabaco e Dia Nacional de Combate ao Fumo: catálogo de campanhas 1997-2017

 

O livro Dia Mundial Sem Tabaco e Dia Nacional de Combate ao Fumo: catálogo de campanhas 1997-2017

Já a publicação tem como um de seus objetivos  reforçar a importância das “ações nacionais de sensibilização e mobilização da população em geral, para os riscos de doenças e também os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco".

Saiba como parar de fumar

 

A exposição INCA: 80 anos de história na saúde pública no Brasil

Criada em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o MS, resgata a memória histórica e iconográfica do Instituto, lembra as primeiras iniciativas do combate ao câncer no Brasil e registra a contribuição de alguns personagens fundamentais na trajetória do Instituto.

São 160 metros de painéis contando a história da criação do INCA e sua evolução de um centro de tratamento do câncer, no final dos anos 1930, até se tornar referência nacional em assistência, ensino, pesquisa, prevenção e vigilância em oncologia. Do lado esquerdo, estará exposta a trajetória do Instituto, e do lado direito, seu momento atual, com a inclusão de tecnologias de ponta. A exposição ficará em cartaz no túnel até final de setembro.

Conheça a exposição

Materiais de Campanha

Lista Assuntos