Dia Nacional de Combate ao Fumo - 2019

Tabaco ou saúde pulmonar – o uso do narguilé


Última modificação: 27/08/2019 | 18h40

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Criado em 1986, pela Lei Federal 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

Para as ações de 2019, o tema escolhido foi Tabaco ou saúde pulmonar – o uso do narguilé a fim de advertir a população brasileira sobre os riscos de doenças pulmonares oriundas do consumo de tabaco e de seus produtos derivados, incluindo o narguilé.

Este é um importante alerta já que, no ano de 2008, a Pesquisa Especial sobre Tabagismo (Petab) mostrou que Brasil tinha, à época, quase 300 mil consumidores do cachimbo de origem oriental.

O narguilé possui uma característica peculiar: um único cachimbo pode ser usado por várias pessoas simultaneamente. Tal fato reforça o seu aspecto de socialização, algo muito atraente, especialmente para os jovens. Além disso, há a falsa sensação de que o narguilé, por ser usado com água, não causa mal à saúde.

 

Saiba como parar de fumar

Materiais de Campanha

Copyright