Tabagismo - 2019

Dispositivos eletrônicos para fumar


Última modificação: 16/12/2019 | 11h06
NÃO SE DEIXE ENGANAR PELAS NOVIDADES. Dispositivos eletrônicos para fumar também matam.

O que são dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs)?

Dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) são aparelhos que funcionam com uma bateria e têm diferentes formas e mecanismos. Podem ter, por exemplo, o formato de cigarros, canetas e pen drives.

Em sua maioria contêm aditivos com sabores, substâncias tóxicas e nicotina, que é uma droga que causa dependência, adoecimento e morte.

 

Quais são os tipos de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs)?

  • Cigarros eletrônicos: a bateria aquece a solução líquida (e-liquids), com ou sem nicotina (em diferentes concentrações), e produzem um aerossol que o usuário inala. Outras substâncias psicoativas também têm sido utilizadas como o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (componentes da maconha). A composição e a concentração de nicotina nos líquidos variam de acordo com o fabricante.
  • Cigarros aquecidos (também chamados de Heet ou HeatStick): a bateria aquece um pequeno cigarro, que produz um aerossol contendo nicotina e outros produtos químicos. Cada Heet apresenta aproximadamente a mesma quantidade de nicotina que um cigarro comum.
  • Vaporizadores de ervas secas: aquecem o tabaco picado ou outras ervas, produzindo um aerossol.
  • Produtos híbridos: possuem características de cigarros eletrônicos e de vaporizadores de ervas secas. Possuem dois reservatórios: um armazena ervas picadas e o outro, os líquidos.

 

Quais os riscos à saúde?

Não é verdade o argumento de que os DEFs fazem menos mal à saúde do que os cigarros tradicionais.

Estudos mostram que os níveis de toxicidade podem ser tão prejudiciais quanto os do cigarro tradicional, já que combinam substâncias tóxicas com outras que muitas vezes apenas mascaram os efeitos danosos.

Os DEFs oferecem muitos riscos à saúde, como dependência, doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer.

Não há evidências científicas que indiquem o uso de DEFs para parar de fumar.

Cuide de sua saúde. Não caia em modinhas!

É importante saber que a importação, propaganda e a venda desses produtos, incluindo pela Internet, são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  O uso de DEFs em ambientes coletivos fechados é proibido.

 

Conheça o cartaz e o folder da campanha.

 

Materiais de Campanha

Copyright