Causas e Prevenção

HPV e outras infecções


Última modificação: 12/09/2018 | 12h00

Alguns tipos de câncer são causados por agentes infecciosos como vírus ou bactérias. O mais comum é o Papiloma vírus humano (o HPV), que é o responsável pelo câncer do colo do útero e de outras localizações. 

Além do HPV, os agentes infecciosos mais comuns associados ao desenvolvimento do câncer são:

  • O Helicobacter pylori (H pylori) - é uma bactéria adquirida em alimentos contaminados e que pode infectar cronicamente o estômago e contribuir no aparecimento do câncer nesse órgão.
  • Vírus da hepatite B e vírus da hepatite C -  estão associados ao câncer de fígado. São vírus transmitidos por relação sexual (menos comum para o tipo C), por sangue contaminado, por meio de transfusão sanguínea, compartilhamento de seringas, agulhas e outros materiais contaminados e também de mãe para filho.
  • Vírus linfotrópico da célula T humana (HTLV) – causa um tipo de leucemia e de linfoma. É transmitido por via sexual, sanguínea e de mãe para filho (pela placenta e amamentação). Ele causa doença em pequena proporção das pessoas contaminadas.
  • Vírus da Imunodeficiência humana (HIV) – reduz as defesas do organismo, aumentando o risco de câncer, tais como: Sarcoma de Kaposi, alguns tipos de linfomas, câncer do colo do útero, dentre outros
  • Herpes vírus humano (HHV-8) – está associado ao sarcoma de Kaposi (KSHV). Pode ser transmitido através da via sexual, sangue e saliva contaminados. 
  • Vírus Epstein-Barr (EBV) – o EBV é transmitido principalmente através da saliva. Está associado a um conjunto de cânceres de origem linfoide (linfomas de Burkitt, Hodgkin e de células T/NK, assim como linfoproliferações no paciente imunossuprimido ou submetido a transplante) e epitelial (carcinoma de nasofaringe e câncer gástrico).

Lista Assuntos