Pesquisa

Submeta seu projeto a CIBio


Última modificação: 27/07/2021 | 10h11

Para submissão dos projetos, o pesquisador responsável deve preencher o formulário para a submissão de projetos à CIBio prestando especial atenção à descrição dos procedimentos de contenção da OGM, bem como sua descrição pormenorizada que permita avaliar o grau de risco biológico, classificando corretamente a OGM.

Caso o OGM seja classificado como classe de risco I, o projeto será avaliado em reunião regular ou extraordinária da CIBio. Após a deliberação da CIBio, e em caso de parecer favorável, o Pesquisador estará apto à manipulação do OGM no ambiente de contenção apropriado.

Caso o OGM seja classificado como de classe II, a CIBio encaminhará, após análise prévia e parecer da comissão, o projeto à CTNBio para apreciação. Caso o projeto seja aprovado, constará no diário oficial a aprovação e o Pesquisador estará portanto apto a iniciar seus trabalhos com o OGM no ambiente de contenção recomendado e descrito no projeto.

Todos os projetos envolvendo OGM e aprovados pela CIBio ou CTNBio deverão encaminhar relatórios anuais enquanto o projeto ainda estiver em andamento ou comunicar formalmente, o encerramento do projeto acompanhado de um relatório final do uso dos OGMs no projeto.

Dúvidas a respeito do processo ou da documentação podem ser esclarecidas contatando o presidente da CIBio ou mesmo membros da CTNBio.

 

Formulário para submissão de projeto à CIBio

Copyright