Gestor e Profissional de Saúde

Fontes de informação


Última modificação: 25/10/2018 | 14h34

Informações sobre a incidência do câncer do colo do útero podem ser obtidas nos Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP) e nas Estimativas de Casos Novos de Câncer, publicadas pelo INCA a cada dois anos. Informações sobre a morbidade por câncer, tratamento das pessoas com a doença, são encontradas nos Registros Hospitalares de Câncer (RHC). 
 
Informações sobre a mortalidade podem ser obtidas no Atlas da Mortalidade por Câncer no portal do INCA, na forma de indicadores calculados, ou diretamente no Sistema de Informação da Mortalidade (SIM).
 
Alguns indicadores para avaliação das ações de detecção precoce podem ser acessados no painel de indicadores do Siscolo. O conjunto mais amplo de informações do SISCOLO pode ser acessado diretamente no tabnet do Siscolo no portal do Datasus. Dados de produção dos exames e procedimentos na linha de cuidados do câncer do colo do útero podem ser acessados também no site do Datasus, em informações de saúde/assistência à saúde.
  
O Sistema de Informação de Câncer (SISCAN) é o sistema de informação em plataforma web que aglutinará informações antes registradas no SISCOLO e SISMAMA. Ele está em vias de implementação no país e possibilitará melhor monitoramento e avaliação das ações do programa de controle destes cânceres. 

Estatísticas internacionais de incidência e mortalidade de câncer elaboradas pelo International Agency for Research on Câncer (IARC), da Organização Mundial da Saúde, estão disponibilizadas por meio do projeto Globocan  e podem ser acessadas em http://globocan.iarc.fr/Pages/online.aspx 

Lista Assuntos