Cursos

Assistência de Enfermagem em Mastologia Oncológica


Última modificação: 12/11/2018 | 14h39
Objetivo: 

Compreender e analisar os processos assistenciais de enfermagem de acordo com recomendações do Ministério da Saúde em relação à detecção precoce, tratamento, controle e reabilitação no câncer de mama.

Ementa: 

Aspectos epidemiológicos do câncer de mama no mundo e no Brasil. Histórico das ações nacionais de prevenção e controle do câncer de mama. Legislação e organização dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde. O papel do INCA na organização das ações de controle do câncer de mama no Brasil. Ações de controle do câncer de mama: promoção da saúde, prevenção, detecção precoce (diagnóstico precoce e rastreamento) e confirmação diagnóstica. Estadiamento anatômico e prognóstico no câncer de mama. Genética em câncer de mama. Assistência de enfermagem no âmbito das modalidades terapêuticas Adjuvante, Neoadjuvante e Paliativa: cirurgias, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia. Time de acesso vascular e terapia infusional. Orientação à cliente e sua família quanto ao autocuidado e cuidado domiciliares nos diferentes tipos de tratamento. Assistência de enfermagem nos casos de feridas neoplásicas de mama. Emergências oncológicas prevalentes no câncer de mama. Assistência de enfermagem em oncologia clínica. Ações no controle da dor oncológica relacionada ao câncer de mama. Discussão sobre sobrevivência e cuidados paliativos no câncer de mama. Visita técnica aos setores do Hospital do Câncer III para observação das práticas assistenciais e correlação com o conteúdo teórico do curso.

Público-alvo: 
Enfermeiro
Pré-requisitos: 
Graduação
Carga horária total: 
34 horas
Período previsto de realização: 

de 26 a 30 de agosto de 2019

Coordenação: 

Renata Cabrelli e Lívia Gomes da Silva

Mais informações: 

Pré-requisitos: Enfermeiro com vínculo empregatício em unidades habilitadas na Rede de Atenção Oncológica do SUS (atenção primária, unidades básicas de saúde, policlínicas, ambulatórios de especialidades, hospitais CACON e UNACON), universidades públicas ou privadas, institutos de pesquisa, instituições de saúde filantrópicas ou privadas com atuação na assistência oncológica.

E-mail para contato: ensinenf@inca.gov.br