Cursos

Assistência de Enfermagem em Oncologia Pediátrica


Última modificação: 12/11/2018 | 14h41
Objetivo: 

Compreender as principais neoplasias infantojuvenis e seus cuidados de enfermagem, relacionados a importância do diagnóstico precoce, ao tratamento, as emergências e aos cuidados paliativos.

Ementa: 

Epidemiologia no Brasil e no exterior. Detecção precoce e tratamento. Oncogênese. Fatores de risco. Estadiamento. Modalidades de tratamento: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Bioética. Ética em cuidados paliativos oncológicos pediátricos. Tomada de decisão. Contexto histórico e filosofia dos cuidados paliativos oncológicos pediátricos. Definição de cuidados paliativos oncológicos pediátricos. Assistência de enfermagem em cuidados paliativos em oncologia pediátrica. Assistência de enfermagem a família enlutada. Neuroblastoma. Tumor de Wilms. Tumores de células germinativas. Tumores ósseos e partes moles. Retinoblastoma. Leucemias e linfomas. Tumores do Sistema Nervoso Central. Pós-operatório. Emergências oncológicas: complicações infecciosas, hipertensão intracraniana, insuficiência renal aguda, distúrbios do hormônio antidiurético, insuficiência respiratória, hemorragia e lise tumoral. Intervenções em oncologia pediátrica.

Público-alvo: 
Enfermeiro
Pré-requisitos: 
Graduação
Carga horária total: 
40 horas
Período previsto de realização: 

24 a 28 de junho de 2019

Coordenação: 

Jorge Leandro do Souto Monteiro e Rosana Fidelis Coelho Vieira

Mais informações: 

Pré-requisito(s): Vínculo empregatício como Enfermeiro em Unidades habilitadas na Rede de Alta Complexidade em Oncologia do SUS, obedecendo as Portarias nº 874, de 16 de maio de 2013, nº 140, de 27 de fevereiro de 2014, e a Portaria vigente, que identifica as unidades habilitadas para o ano letivo.

E-mail para contato: ensinenf@inca.gov.br