Cursos

Braquiterapia de Alta Taxa de Dose para Físicos: Fundamentos, Calibração e Controle de Qualidade


Última modificação: 04/10/2021 | 08h35
Objetivo: 

Atualizar conhecimentos teórico-práticos dos procedimentos de dosimetria, das fontes e 192Ir para braquiterapia de alta taxa de dose e seu controle de qualidade com eficácia e segurança, tanto os que se referem aos irradiadores quanto aos relativos à câmara de ionização tipo poço.

Ementa: 

A descoberta da radioatividade e a braquiterapia. Histórico da braquiterapia e suas modalidades. Aspectos clínicos da braquiterapia: fundamentos, procedimentos clínicos e equipe multiprofissional. Instrumentação para calibração das fontes de 192Ir. Controle de qualidade do conjunto dosimétrico em feixes gama de Co-60 e feixes de fótons de 4 ou 6 MV. Determinação da taxa de kerma de referência no ar. Controle de qualidade do irradiador de 192Ir. Acidentes em braquiterapia: relatos de casos.

 

Público-alvo:

Físicos médicos ou especializandos em física médica na área de radioterapia.

 

Pré-requisito:

Profissionais que atuam na radioterapia, com vinculação a instituições que possuam irradiadores de 192Ir para braquiterapia de alta taxa de dose e câmara de ionização tipo poço.

Carga horária total: 
20 horas
Período previsto de realização: 

Setembro de 2021

Coordenação: 

Anna Maria Campos de Araújo e Roberto Salomon de Souza.

Abas

Avisos

05/07/2021

Inscrições:

Serão realizadas no site. Disponibilizadas em torno de um mês antes do período previsto para o curso. Veja em https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/educacao-a-distancia como proceder.

Para ter sua inscrição aceita, o(a) candidato(a) precisa pertencer ao público-alvo, atender a todas as exigências de pré-requisito e enviar toda documentação descrita na aba Inscrição.

Atenção: o sistema de upload aceita, no máximo, 10 (dez) anexos.

Prezado(a) candidato(a), antes de realizar sua inscrição, leia todas as informações que constam nas abas desta página.

 

Informações
Forma de avaliação: 

Desempenho demonstrado na resolução das atividades dos módulos e da avaliação final de cada unidade.

Critério para certificação: 

Será considerado aprovado, com direito ao certificado de conclusão do curso, o discente que obtiver aproveitamento de 70% (nota maior ou igual a 7,0) na média geral nas avaliações ao final das unidades e resolução das atividades. O aluno imprimirá seu certificado por meio do link disponível na página inicial do curso, mediante aprovação nas avaliações propostas e participação no questionário de avaliação do curso.

Critério de seleção: 

A seleção será feita por ordem de inscrição, considerando-se os candidatos que efetivaram a inscrição e enviaram a documentação correta.

Local do curso: 

Ambiente virtual de aprendizagem http://ead.inca.gov.br

 

O acesso à plataforma somente será liberado na data de início do curso.

Mais informações: 

E-mail para contato: ensinomult@inca.gov.br

Somente serão respondidos os e-mails referentes a questões não esclarecidas nesta página.

Copyright