Cursos

Broncoscopia em Oncologia


Última modificação: 24/01/2020 | 12h04
Objetivo: 

Desenvolver o conhecimento e a prática específica na Área de Endoscopia Respiratória, indicando e contraindicando procedimentos endoscópicos, interpretando exames, considerando as alternativas terapêuticas.

Ementa: 

Anatomia das Vias Aéreas e anatomia do Mediastino. Sedação consciente em endoscopia. Indicações e contraindicações na endoscopia respiratória. Intubação de pacientes com via aérea difícil. Traqueostomia percutânea. Complicações da endoscopia respiratória. Broncoscopia flexível e rígida, com suas técnicas complementares. Broncoscopia Virtual. Broncoscopia em pacientes pediátricos. Repercussões funcionais e cardiovasculares da broncoscopia. Pneumotórax: diagnóstico e métodos de tratamento. Laringoscopia flexível com ou sem biópsias. Laringoscopia de suspensão diagnóstica e terapêutica. Laringoscopia na discinesias de pregas vocais. Laringoscopia funcional na deglutição. Biópsia transbrônquica, endobrônquica, escovado brônquico e punção aspirativa por agulha fina convencional. Lavado Broncoalveolar e brônquico. Biópsias transbrônquicas guiadas por radioscopia. Tratamento endoscópico de fístulas traqueobrônquicas, Estadiamento de Câncer de esôfago e de efisema. Termoplastia brônquica. Avaliação endoscópica dos transtornos respiratórios do sono (sonoendoscopia). Endoscopia Respiratória no transplante de pulmão. Endoscopia respiratória no tratamento de corpos estranhos de vias aéreas. Endoscopia respiratória na hemoptise. Endoscopia respiratória em pacientes imunossuprimidos, no diagnóstico de câncer de pulmão, nas pneumopatias intersticiais, na Unidade de Terapia Intensiva, no paciente internado e ambulatorial. Estadiamento endoscópico da neoplasia de pulmão e punções aspirativas por agulhas guiadas por ecobroncoscópio (EBUS). Avaliação de órteses, cânulas de traqueostomia e orotraqueais. Colocação de órteses laringotraqueais e endobrônquicas. Técnicas de endoscópicas de ressecção e desobstrução traqueobrônquica de tumores (exérese mecânica, eletrocautério, laser, crioterapia, plasma de argônio) e na dilatação de estenoses laringotraqueais e brônquicas. Passagem de cateteres de Braquiterapia. Limpeza e desinfecção de endoscópios. Consentimento Informado.

Público-alvo: 
Médico

Pré-requisito(s): Residência Médica em Cirurgia Torácica ou em Pneumologia, credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM)

Carga horária total: 
2080 horas
Período previsto de realização: 

Curso não ofertado em 2020.

Coordenação: 

Mauro Musa Zambonni

Abas

Programação
Duração: 
1
ano(s)
Regime de aulas: 

40 horas semanais

Mais informações: 

 E-mail para contato: ensimed@inca.gov.br

Copyright