Cursos

Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - Módulo Gestores


Última modificação: 09/01/2023 | 11h15
Objetivo: 

Atualizar os conhecimentos para a melhor adequação do manejo dos resíduos gerados nos serviços de saúde, na gerência de resíduos.

Ementa: 

Legislações pertinentes ao gerenciamento de resíduos em serviços de saúde. Indicadores de gerenciamento de resíduos. Noções de riscos ocupacionais na manipulação de resíduos.Conceito de infecção e contaminação. Acondicionamento e armazenamento de resíduos (temporário e externo). Órgãos de controle. Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS). Classificação de Resíduos de Serviço de Saúde (RSS). Segregação, acondicionamento e tratamento dos diversos tipos de resíduos. Coleta de transportes de resíduos no ambiente hospitalar. Conceito e classificação de resíduo e Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Manejo de resíduos e uso de EPIs e EPCs. Regras básicas para coleta de resíduos de serviços de saúde. Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde para os casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19)

 

Público-alvo: Gestores de Resíduos de Serviços de Saúde

 

Pré-requisito: Atuar como gerente de resíduos de serviço de saúde

Carga horária total: 
20 horas
Período previsto de realização: 

Agosto de 2023

Coordenação: 

Denise Carvalho Buffoni

Abas

Avisos

Inscrições:

Serão realizadas no site. Disponibilizadas em torno de um mês antes do período previsto para o curso. Veja em https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/educacao-a-distancia como proceder.

Para ter sua inscrição aceita para o processo seletivo, o(a) candidato(a) precisa pertencer ao público-alvo, atender a todas as exigências de pré-requisito e enviar toda documentação descrita na aba Inscrição até a data e horário limites estabelecidos.

Atenção: 

  • O sistema de upload aceita, no máximo, 10 (dez) anexos.
  • O total de vagas oferecidas foi ampliado de 20 para 22.

Prezado(a) candidato(a), antes de realizar sua inscrição, leia todas as informações que constam nas abas desta página.

Informações
Forma de avaliação: 

Será informada no guia do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Critério para certificação: 

Será considerado aprovado, com direito ao certificado de conclusão do curso, o discente que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% (nota maior ou igual a 7,0) na avaliação final. O aluno imprimirá seu certificado por meio do link disponível na página inicial do curso, mediante a aprovação na avaliação proposta e participação no questionário de avaliação do curso.

Critério de seleção: 

Os candidatos que efetivaram a inscrição on-line e enviaram a documentação correta dentro do prazo concorrerão às vagas oferecidas. Serão considerados como critérios de seleção pelo(s) coordenador(es) do curso, a ordem de inscrição e a análise dos documentos, sendo respeitado o número de vagas disponíveis.

 

Local do curso: 

Ambiente virtual de aprendizagem http://ead.inca.gov.br/cursos

 

Observações: O acesso à plataforma somente será liberado na data de início do curso.

É necessário ter acesso à internet e disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso.

Mais informações: 

E-mail para contato: ensinomult@inca.gov.br

Somente serão respondidos os e-mails referentes a questões não esclarecidas nesta página.

Copyright