Cursos

Medicina Nuclear com ênfase em PET/CT


Última modificação: 24/01/2020 | 10h54
Objetivo: 

Desenvolver o conhecimento em PET/CT para atuar em Pesquisa, ensino e assistência ao paciente com câncer em avaliação diagnóstica em imagem molecular.

Ementa: 

Radioatividade e decaimento radioativo. Produção de radionuclídeos. Interação da radiação ionizante com a matéria. Grandezas e unidades (associadas às radiações ionizantes). Sistemas de detecção: Câmara cintilográfica tomográfica (SPECT) e PET. Princípios físicos da tomografia por emissão de pósitrons (PET) e da tomografia computadorizada  (TC). Uso de meios de contrastes em TC. Radiofarmácia. Controle de Qualidade em PET/CT.

Aspectos básicos fundamentais do PET/CT: Preparação do paciente nos estudos com FDG-18F, protocolos, critérios de interpretação e intervenções farmacológicas; Valor padronizado de captação (SUV); Variações do normal e achados benignos nos estudos com glicose radiomarcada; Limitações técnicas, vantagens e desvantagens do uso do PET/CT. Indicações. Realização e avaliação de exames / Manipulação de aparelhos. Procedimentos/Protocolos. Introdução à anatomia seccional. PET/CT em Cabeça e Pescoço. PET/CT em Tórax. PET/CT em linfoma. PET/CT em tumores gastrointestinais. 

Anatomia topográfica e seccional, terminologia descritiva e padrões fundamentais da tomográfia computadorizada (TC).

Público-alvo: 
Médico

Pré-requisito: Residência Médica em Medicina Nuclear.

Carga horária total: 
2880 horas
Período previsto de realização: 

Programa não ofertado em 2020.

Coordenação: 

Priscilla Romano Gaspar

Abas

Programação
Duração: 
1
ano(s)
Regime de aulas: 

60 horas semanais.

Mais informações: 

E-mail para contato: ensimed@inca.gov.br

Copyright