Cursos

Pesquisa Clínica em Câncer, com Ênfase no Gerenciamento e Condução de Ensaios Clínicos


Última modificação: 29/12/2022 | 15h29
As Inscrições para o processo seletivo, assim como a publicação do edital são previstas para o 2º semestre do ano vigente. Acompanhe através do Portal do INCA a divulgação das datas.
Objetivo: 

Aprofundar o conhecimento técnico-científico e desenvolver as competências necessárias para a realização de pesquisa clínica em câncer, com ênfase no gerenciamento e na condução de ensaios clínicos de novas tecnologias terapêuticas oncológicas.

Ementa: 

Ética em pesquisa com seres humanos; coordenação de ensaios clínicos; diretrizes e desenvolvimento de um projeto científico; implementação e gerenciamento de ensaios clínicos; interface entre a pesquisa básica e a pesquisa clínica; abordagem científica contemporânea em pesquisa clínica.

Público-alvo: 
Biólogo
Biomédico
Enfermeiro
Farmacêutico
Fisioterapeuta

 

Pré-requisito

Residência multiprofissional ou uniprofissional em oncologia ou especialização em enfermagem, farmácia, fisioterapia, biologia ou biomedicina na área de oncologia (com carga horária mínima de 360 horas).

Carga horária total: 
2080 horas
Período previsto de realização: 

Anualmente, com início no mês de abril e final em março.

Coordenação: 

Andreia Cristina de Melo 

Abas

Informações
Bolsa de Estudos: 

Será concedida bolsa-auxílio, passível de deduções legais.

Forma de avaliação: 

O processo de avaliação de aprendizagem deste curso fellow será permanente e realizado por meio de atividades teóricas, teórico-práticas e práticas.

Ao término de cada unidade de ensino, o docente emitirá um conceito global pelo aprendizado do discente, baseado no resultado das atividades realizadas nas respectivas unidades didáticas. Os tipos de avaliação são: prova escrita ou prática; participação em aulas, debates ou discussões; realização de trabalhos ou atividades em aula, individuais ou em grupo; elaboração de resumos e resenhas. Serão utilizados os seguintes conceitos:

A – Ótimo.

B – Bom.

C – Regular.

D – Insuficiente.

Critério para certificação: 

Será conferido certificado ao discente que obtiver 100% de frequência nas atividades práticas e teórico-práticas, mínimo de 75% nas atividades teóricas e conceito A, B ou C nas avaliações teóricas, teórico-práticas e práticas realizadas; e pelo menos uma publicação (encaminhada para revista ou já publicada) como primeiro autor, projeto de pesquisa com resultados parciais ou outro trabalho acadêmico proposto pela coordenação do curso, e conceito mínimo C.

Critério de seleção: 

Processo seletivo anual. A aprovação se dá por intermédio do conjunto das pontuações nas provas e análise de títulos, de acordo com o Edital.

Programação
Duração: 
1
ano(s)
Dias e Horário: 


De acordo com a coordenação do curso.


Copyright