Cursos

Residência Multiprofissional em Oncologia


Última modificação: 27/05/2022 | 16h06
As Inscrições para o processo seletivo, assim como a publicação do edital são previstas para o 2º semestre do ano vigente. Acompanhe através do Portal do INCA a divulgação das datas.
Objetivo: 

Constitui modalidade de ensino de Pós-Graduação Lato sensu, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por ensino em serviço. Destina-se a especializar profissionais da saúde na área da Oncologia e está de acordo com a Lei n° 11.129, de 30 de junho de 2005, a Portaria Interministerial 1.077, de 12 de novembro de 2009, e as demais resoluções emanadas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS). A proposta pedagógica do Programa fundamenta-se em conceitos filosóficos e metodológicos que partem da análise dialética das transformações sociais e do mundo do trabalho, no contexto histórico atual - a Educação Problematizadora. Orientado por essa proposta e pelas Diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa tem como objetivo a construção de um perfil profissional crítico e reflexivo, na perspectiva da indissociabilidade entre assistência, ensino, pesquisa e gestão, da flexibilidade na organização do curso e da interdisciplinaridade.

Público-alvo: 
Assistente Social
Enfermeiro
Farmacêutico
Fisioterapeuta
Nutricionista
Odontólogo
Psicólogo
Pré-requisito(s): 
Graduação
Carga horária total: 
5760 horas
Período previsto de realização: 

O Início do curso, conforme a Resolução da CNRMS nº 3, de 16 de abril de 2012, será no primeiro dia útil de março de cada ano.

Abas

Informações
Bolsa de Estudos: 

Será oferecida bolsa de estudos de conforme o § 1º do art. 16 da Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005,  com o valor determinado pela  Portaria Interministerial nº 9, de 13 de outubro de 2021.

Forma de avaliação: 

A sistematização do processo de avaliação ocorrerá, portanto, ao longo do curso, por meio do preenchimento dos diferentes instrumentos de avaliação e, ao final de cada módulo cursado, será emitido um conceito que traduz o alcance de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao desempenho profissional

Certificação: 

Especialização em Oncologia 

Critério para certificação: 

Será conferido certificado de conclusão do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do INCA ao residente que cumprir os requisitos constantes no Regimento do Programa e no Regimento da CEDC/INCA

Critério de seleção: 

Processo seletivo (concurso público) anual. A aprovação se dá através de conjunto das pontuações nas provas e análise de títulos,  

Programação
Duração: 
2
ano(s)
Regime de aulas: 

60 horas/semana. Dedicação exclusiva

Dias e Horário: 

De segunda à sábado.

Copyright

Até o encerramento das eleições, diversos materiais do Instituto, como livros, folhetos e cartilhas ficarão indisponíveis.