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Rodízio Acadêmico - Medicina


Última modificação: 12/08/2021 | 12h39
A solicitação do Rodízio Acadêmico no INCA deverá ser encaminhada por e-mail, respeitando o prazo mínimo de 30 dias antes da data pretendida para início do mesmo.
Objetivo: 

Atividade de ensino e aprendizagem caracterizada pela observação de procedimentos técnicos e assistenciais na área de oncologia, que não envolvam a manipulação direta de materiais e/ou equipamentos e nem assistência ao paciente.

Público-alvo: 
Estudantes da área da saúde

 

Público-alvo: estudantes regularmente matriculados no 5º (quinto) ou 6º (sexto) anos do Curso de Medicina, em Universidades ou Faculdades Brasileiras, que desejem realizar Rodízio Acadêmico (RA) na área de Oncologia do INCA.

Carga horária total: 
160 horas
Mais informações: 

 

Seleção: Análise da solicitação da instituição para verificação da disponibilidade de vagas e de profissionais que farão a supervisão do RA no INCA.

Duração: Duração mínima de uma semana e duração máxima de quatro semanas consecutivas, com carga horária mínima de 4 horas/dia e máxima de 8 horas/dia, de segunda a sexta-feira.

Carga horária mínima:  20 horas

Carga horária máxima:  160 horas

 

ETAPAS PARA O RODÍZIO ACADÊMICO:

Para conhecer as regras e requisitos do RA no INCA, clique e obtenha a Norma de Rodízio Acadêmico. Nela, estarão descritos detalhadamente os procedimentos para a solicitação do seu rodízio. Procurando agilizar seu atendimento, resumimos abaixo as etapas para a solicitação, o aceite e a efetivação do Rodízio Acadêmico.

Assim, antes de nos enviar quaisquer documentos físicos, pedimos ler e executar as seguintes etapas:

 

(1) ETAPA "Primeiro contato" - essa etapa consiste no envio de e-mail pelo aluno dentro de um período de tempo que anteceda os 30 dias da data pretendida para início de seu RA. Esse período é fundamental para o andamento dos processos nas etapas subsequentes e precisam ser respeitadas. Nesse e-mail, pedimos descrever seu interesse em fazer o RA no INCA, incluindo as seguintes informações mínimas:

  • Nome completo do(a) aluno(a);
  • Nome completo da instituição de ensino médico com o ano em curso na graduação (quinto ou sexto ano);
  • Serviço ou seção de seu interesse para executar o RA no INCA;
  • Período pretendido para efetuar o RA no INCA;
  • Carga horária semanal e máxima, observando o descrito em nossa Norma (vide acima)

 

(2) ETAPA "Avaliação de disponibilidade" - essa etapa consiste no envio de e-mail pelo Ensino Médico para o serviço/seção de interesse do(a) aluno(a) afim de verificar a disponibilidade deste em receber o(a) aluno(a) sinalizando seu aceite sobretudo em relação ao período pretendido. Nessa etapa, também são realizados os ajustes necessários para efetivação do aceite (ex.: ajuste de período do rodízio).

Tão logo se tenha a resposta do serviço/seção de interesse, o Ensino Médico retornará ao(à) aluno(a) um e-mail, sinalizando a decisão em seu caso. Caso o aluno obtenha o aceite do serviço/seção do INCA, no e-mail de retorno, lhe será solicitado o envio dos documentos necessários (vide etapa seguinte).

 

(3) ETAPA "Documentos" - essa etapa consiste no envio pelo(a) aluno(a) e recepção pelo Ensino Médico de e-mail contendo os documentos (vide abaixo) digitalizados, necessários para seu cadastro em nosso sistema acadêmico. 

Você deverá abaixar os documentos descritos mais adiante (link de acesso ao documento), preencher os dados solicitados, assinar ou obter as assinaturas necessárias e, enviá-los (digitalizados e assinados) para e-mail do RA. Esses documentos serão revisados pelo Ensino Médico. Se houver quaisquer pendências e/ou eventuais ajustes, estes serão solicitadas ao aluno por e-mail.

Para não atrasar o andamento dessa fase, ressaltamos que você deverá atentar para as assinaturas necessárias em cada documento: tem aquele que requer a sua assinatura e outro que precisa ser assinado pelo(a) seu(sua) supervisor(a) na instituição de origem.

Para os(as) alunos(as) que residem fora da cidade do Rio de Janeiro, pedimos que envie seus documentos físicos (originais) após liberação pelo Ensino Médico. Esse cuidado é essencial para evitar o envio de documentação com informação incompleta ou incorreta. Assim, quando sinalizado, pedimos enviar os documentos originais por meio de serviço de encaminhamento de documentos registrados (ex.: SEDEX).

Os documentos necessários para o andamento dessa fase são: 

 

(4) ETAPA "Efetivação da matrícula e início do Rodízio Acadêmico" - essa etapa é presencial.

Você deverá estar presente na Coordenação de Ensino do INCA para efetivação da sua matrícula antes do início de seu RA, portando os documentos originais (já mencionados acima) caso estes não sido enviados previamente. Sendo matriculado(a) em nosso sistema, o(a) aluno(a) receberá uma "Carta de Apresentação do Aluno" pelo Serviço de Gestão Acadêmica (SEGAC). Essa carta é fundamental para o início de seu rodízio no INCA.

 

Para outras informações: rodizio.academico@inca.gov.br

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