Causas e Prevenção
- Português
- English
- Español
Benzeno

O desenvolvimento e crescimento dos grandes centros urbanos contribuem para um aumento da emissão de poluentes químicos para a atmosfera e a principal fonte de exposição ambiental ao benzeno ocorre pela evaporação da gasolina. Sendo assim, trabalhadores de postos de combustíveis estão ocupacionalmente expostos as ações do benzeno, que é uma das substâncias mais produzidas em quantidade e diversidade e está presente na composição de diversos produtos, encontrado principalmente no petróleo e na produção do carvão. É considerada uma substância altamente perigosa, podendo afetar negativamente a saúde da população e o ambiente, quando utilizados de maneira incorreta.
Formas de exposição
No trabalho:
- Trabalhadores dos setores de siderurgia
- Frentista
- Produção e utilização de tintas
- Fabricação de plátisco
- Produção de couro
- Indústria de borracha (pneus e outros)
Ambiental:
- Nos grandes centros urbanos, onde há maior concentração de veículos, a população em geral está exposta a concentrações altas de benzeno no ar.
Principais efeitos á saúde
Efeitos agudos:
- Normalmente suas manifestações ocorrem até 24 horas após o contato com o combustível , pois causa efeitos tóxicos para sistema nervoso central; os sintomas são: aceleração dos batimentos cardíacos, dificuldade respiratória, tremores, convulsão, irritação das mucosas oculares e respiratória, podendo causar edema (inchaço) pulmonar.
Efeitos crônicos:
- Anemia, sangramento excessivo (no nariz, por exemplo) e queda do sistema imunológico, aumentando as chances de infecções e de desenvolvimento de cânceres sanguíneos de vários tipos, como as leucemias, além da suspeita de relações a outros tumores.
As alterações do estado de consciência e excitação seguida de sonolência, tem relação com a quantidade absorvida. As queixas mais comuns dos trabalhadores de postos de combustíveis são tontura, dores de cabeça, enjoos, boca seca e olhos irritados.
Medidas de controle
Empregadores em postos de gasolina:
- Garantir aventais e luvas impermeáveis para os lavadores de carro;
- Fornecer gratuitamente uniforme e calçados de trabalho adequados aos riscos, bem como garantir a higienização destes semanalmente;
- Instalar peças protetoras contra respingo nas bombas de abastecimento;
- Realizar a manutenção do bico automático das bombas de abastecimento.
Funcionários de postos de gasolina:
- Afastar o rosto da direção do tanque de combustível do veículo ou tanque do subsolo do posto;
- Evitar cheirar a tampa do veículo antes de abastecer;
- Trocar o uniforme, caso esteja molhado de combustível;
- Evitar lavar as mãos com combustível, nem mesmo com o etanol, pois outros agentes químicos nocivos a saúde também são misturados a esse combustível.
Copyright
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.