Releases e Notas

Bloco da Solidariedade comemora 15 anos conscientizando para a doação de sangue e plaquetas no INCA

O tradicional Bloco da Solidariedade do Banco de Sangue do Instituto vai para a rua hoje (18/2), às 11hs, na Praça Cruz Vermelha

Publicado: 18/02/2020 | 09h45
Última modificação: 18/02/2020 | 09h53

Já em clima de carnaval o Instituto Nacional de Câncer (INCA) convoca os foliões para uma ação de amor: a doação de sangue e plaquetas. O tradicional Bloco da Solidariedade do Banco de Sangue do Instituto vai para a rua hoje (18/2), às 11hs, na Praça Cruz Vermelha. E neste ano o bloco tem mais um grande motivo para festejar: a celebração dos seus 15 anos.

Os padrinhos Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo, que desde o lançamento do bloco carnavalesco se empenham na causa, se juntarão a integrantes da bateria da Escola de Samba Portela, a passistas mirins, ao intérprete Gilsinho e ao belo casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira também da Portela, Lucinha e Marlon. Ana Botafogo também traz outra novidade: uma apresentação de flash mob, com cerca de 40 dançarinos. A festa, que em 2020 é especial, é um momento de descontração, mas tem o intuito de conscientizar a população: antes de cair na folia, compareça ao Banco de Sangue do INCA e ajude a salvar vidas!  

Durante todos esses anos o bloco vai para a rua com o objetivo de chamar a atenção para a importância da doação. A chefe do Serviço de Hemoterapia do INCA, Iara Motta, conta que a ação representa um marco para o Serviço de Hemoterapia do Instituto. “Não conseguimos imaginar como era antes. O bloco nos possibilitou ter um atendimento regular e um estoque adequado para o suporte transfusional no tratamento dos pacientes. Temos o privilégio de há 15 anos ter o Carlinhos de Jesus conosco. Ele trouxe a Ana Botafogo além de várias escolas de samba com seus ilustres componentes. Essa parceria está associada ao que esperamos dos doadores, a presença regular em nosso banco de sangue. Essa assiduidade transmite segurança aos pacientes que dependem das doações, além de manter a qualidade de atendimento do Instituto”, explica Iara Motta.

O samba enredo “Tá na Hora de Doar”, de Clovis Pê e Gilson Bernini, que empolga os componentes solidários, fala da renovação da esperança dos pacientes e da generosidade dos doadores. O objetivo da campanha é conseguir 450 doações. Esse número é essencial para manter o estoque de sangue e plaquetas regular durante o carnaval, período em que o estoque do INCA costuma reduzir pela metade. Em decorrência do tratamento, muitos pacientes precisam receber transfusões regularmente e o INCA realiza cerca de 1,5 mil por mês.

É sempre bom lembrar que doar sangue é seguro. Basta estar com boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto. É necessário apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. O Banco de Sangue funcionará normalmente na sexta-feira, 21, e no sábado, 22, o atendimento será apenas para doação de plaquetas. Na quarta-feira, 26, não terá atendimento. Para mais informações entre em contato no telefone 3207-1580.

Onde doar?

INCA – Serviço de Hemoterapia
Praça Cruz Vermelha 23, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro

Contato: 3207-1064

Horário de atendimento: segunda à sexta das 7h30 às 14h30 e sábado das 8h às 12h

Horário de atendimento no carnaval: sábado, dia 22, somente atendimentos agendados previamente. Quarta-feira de Cinzas, dia 26, não haverá expediente

Copyright