Releases e Notas

Bloco da Solidariedade convoca foliões para doarem sangue e plaquetas no INCA

Doaçao é essencial para manutenção do tratamento dos pacientes

Publicado: 02/02/2018 | 14h30
Última modificação: 31/12/2018 | 14h35

O carnaval começa mais cedo no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Na segunda-feira, dia 5, às 11h, o Bloco da Solidariedade vai para a rua e convoca os foliões para uma ação de amor: doação de sangue. Os padrinhos Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo, o intérprete Ito Melodia, integrantes da bateria da Escola de Samba Beija-Flor e sua eterna porta-bandeira Selminha Sorriso uniram-se para conscientizar a população: antes de cair na folia, compareça ao Banco de Sangue do INCA e ajude a salvar vidas! 
A campanha de incentivo à doação de sangue e plaquetas no INCA acontece de 5 a 9 de fevereiro e tem como objetivo conseguir 450 doações. Esse número é essencial para manter o estoque de sangue e plaquetas regular durante o carnaval, período em que o estoque do INCA costuma reduzir em cerca de 50%. É fundamental que a população esteja consciente sobre a importância de doar sangue e plaquetas. Em decorrência do tratamento, muitos pacientes precisam receber transfusões regularmente. O Instituto realiza cerca de 1,5 mil transfusões de hemocomponentes por mês.
Vale lembrar: doar sangue é seguro. Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50 kg pode doar sangue. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto.
Os doadores devem apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal de um responsável.
As doações podem ser feitas de segunda à quinta-feira (5 a 8/2), das 7h30 às 14h30 e sexta-feira (9/2) das 7h30 às 12h.

O Banco de Sangue do INCA fica na Praça Cruz Vermelha 23, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro.
 

Copyright