Releases e Notas

INCA celebra Dia Mundial de Cuidados Paliativos

Instituto promove evento e lança livro com experiência assistencial da unidade no Rio de Janeiro

Publicado: 07/10/2021 | 13h30
Última modificação: 07/10/2021 | 13h33

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde (MS), promove, quinta-feira, 7, a “X Jornada de Cuidados Paliativos”. O evento marca o Dia Mundial de Cuidados Paliativos e tem como tema a equidade de acesso no atendimento. Especialistas vão debater o cenário atual do tratamento oferecido no País, a disseminação de conhecimento técnico, além das estratégias de melhoria e ampliação da oferta dos serviços.

De acordo com o Atlas de Cuidados Paliativos, lançado em 2019 pela Agência Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), existem 212 serviços dessa especialidade no Brasil. Desse total, 55% estão concentrados na região Sudeste, o que mostra a necessidade de promoção e expansão dos atendimentos no território nacional.

Desde 1998, o INCA conta com unidade especializada em cuidados paliativos, na zona norte do Rio de Janeiro, o Hospital do Câncer IV (HC IV). A assistência é prestada de forma exclusiva aos pacientes do Instituto, encaminhados pelas demais unidades, com doença oncológica avançada e sem possibilidades de terapia curativa.

Ao longo de 2021, o HC IV registrou 87% de taxa média de ocupação dos 56 leitos que dispõe. São cerca de 280 pacientes em acompanhamento no ambulatório e 150 sendo cuidados por meio da assistência domiciliar. A unidade conseguiu oferecer, entre março de 2020 e agosto de 2021, aproximadamente 9 mil teleatendimentos. O modelo de consulta foi priorizado para evitar o deslocamento até o hospital, reduzindo assim os riscos de contágio por covid-19. Também nesse período, foi implementada a visita virtual. Equipes multidisciplinares da assistência do HC IV realizaram mais de 80 chamadas de vídeo, promovendo encontros entre pacientes isolados e seus familiares.

“Os cuidados paliativos precoces não apenas melhoram a qualidade de vida e promovem um acompanhamento digno, eles evitam hospitalizações desnecessárias. Ofertar assistência multiprofissional e no domicílio de pacientes com funcionalidade restrita, é garantia de continuidade do apoio ao longo do agravamento do quadro clínico. Esse é um importante diferencial do INCA”, observa Renata de Freitas, diretora do HC IV.

A OMS estima que 40 milhões de pessoas no mundo necessitam de cuidados paliativos por ano, porém, apenas 14% são atendidas, ou seja, mais de 34 milhões estão desassistidas. “Todos merecem e devem ter acesso a esse tipo de assistência. O papel do INCA é garantir que pacientes oncológicos em situação de fragilidade possam contar com o apoio de equipes capacitadas no acompanhamento do sofrimento, seja ele físico, psicossocial ou espiritual. O Instituto atua seguindo o posicionamento da OMS, e as diretrizes do MS, corroborando que os cuidados paliativos são necessidade de saúde pública e foram declarados um direito humano”, ressalta a diretora-geral do INCA, Ana Cristina Pinho.  

 

Da prática à teoria

No evento, o Instituto lançará o livro Cuidados Paliativos: Vivência e Aplicações Práticas do Hospital do Câncer IV, que apresenta a experiência da assistência a cerca de 2 mil pacientes por ano, desde a inauguração da unidade, em 1998. A publicação, idealizada por profissionais do INCA, tem o objetivo de ser uma ferramenta prática e atualizada para o auxílio dos profissionais de saúde atuantes nessa área. 

 

Equidade no acesso

O tema mundial da celebração, divulgado pela The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA - A Aliança Mundial de Cuidados Paliativos), é “Equidade de Acesso - Não Deixe Ninguém para Trás”. A organização internacional não governamental atua no desenvolvimento dos cuidados paliativos e hospices no mundo. O objetivo é fazer um apelo para a necessidade do atendimento e o acesso igualitário aos cuidados paliativos, levando em consideração o crescente envelhecimento da população e o aumento da carga de doenças não transmissíveis no mundo.

 

Serviço

Data: 7 de outubro (quinta-feira) 

Horário: 14 horas 

Transmissão:  TV INCA no Youtube - https://www.youtube.com/user/tvinca

Copyright