Releases e Notas

INCA lança desafio para melhora na saúde da população

No Dia Mundial do Câncer o Instituto promove desafio de 21 dias para mudança de saúde pessoal

Publicado: 04/02/2021 | 13h30
Última modificação: 04/02/2021 | 13h39

Para celebrar o Dia Mundial do Câncer, nesta quinta-feira (4/02), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) se engaja à campanha mundial em prol da saúde - iniciativa global da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A ação tem como objetivo mostrar que é possível alcançar um futuro mais saudável, com pequenas mudanças no dia a dia. Para isso, a UICC lança o “Desafio 21 dias para mudança”, que conta com cinco temas: melhorar a saúde pessoal, apoiar um paciente oncológico, aprender mais sobre o câncer, falar sobre o câncer e ajudar a eliminar o câncer do colo do útero. 

Entre as opções, o Brasil escolheu incentivar a melhora da saúde de cada pessoa. Sendo assim, o INCA convida a população a adotar alguns hábitos por meio de desafios na promoção da saúde. Para incentivar, o Instituto lança tarefas diárias que abrangem algumas mudanças de atitude - desde adicionar mais verduras e legumes no almoço até relaxar e agradecer. 

A campanha pretende melhorar a relação das pessoas com a própria saúde e, assim, aumentar as chances de um futuro com menos casos da doença em nosso país e no mundo. 

“O investimento em comportamentos saudáveis traz como lucro uma melhor qualidade de vida e um menor risco de desenvolvimento de doenças graves como o câncer, já que um terço dos casos pode ser evitado por meio de mudanças de comportamento individuais associadas com políticas públicas”, explica Liz Almeida, chefe da coordenação de prevenção e vigilância do INCA.   

Quem quiser participar da ação do Dia Mundial do Câncer, basta acompanhar diariamente o site do INCA - https://www.inca.gov.br/. Por lá, serão postadas as 21 tarefas. Ao final de cada desafio cumprido, o participante pode tirar uma foto e postar nas redes sociais com as hashtags “#21DiasParaSuaSaúdeINCA” e “#DiaMundialdoCâncerINCA”. 

Para dar início à campanha, nesta quinta-feira (04/02), o desafio é “Adicione mais cor no seu prato”, para colocar mais variedade de alimentos saudáveis no prato e, aos poucos, melhorar a alimentação. 

Ainda na quinta-feira (4), a diretora do INCA, Ana Cristina Pinho, participa de uma Live para falar de prevenção, esclarecer dúvidas sobre a doença e falar da campanha global no combate ao câncer.

CÂNCER NO PAÍS
Uma vida mais saudável pode resultar em alguns anos a mais e com mais qualidade. Diversos tipos de câncer são passíveis de prevenção com medidas adotadas no dia a dia. É o caso do câncer de pele, que corresponde a 27% dos tumores malignos no Brasil. Ele pode ser evitado pelo uso de chapéus, óculos escuros, filtro solar e protetor labial diariamente, pela não exposição da pele durante muitas horas ao sol, entre outros cuidados. 

O câncer de pulmão é outro que pode ser prevenido, já que a principal causa é o tabagismo. A alimentação, a atividade física e o controle do peso também podem ajudar a prevenir vários tipos de câncer como o de intestino e o de mama, por exemplo.

“O papel do Estado na promoção da saúde é fundamental. Principalmente, hoje, no Dia Mundial do Câncer, é importante que as pessoas se conscientizem que os pequenos cuidados do cotidiano aumentam nossa longevidade e previnem o câncer”, frisa Ana Cristina Pinho, diretora-geral do INCA.

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A data foi criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

 

Veja no site do INCA o primeiro desafio. 

Copyright