Releases e Notas

INCA pede mobilização de jovens para se tornarem doadores de sangue

Em celebração pelo Junho Vermelho, o INCA convoca pessoas entre 18 e 29 anos para serem doadores frequentes

Publicado: 15/06/2021 | 16h15
Última modificação: 15/06/2021 | 16h19

Neste Junho Vermelho, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) faz uma convocação para que os jovens se tornem doadores de sangue ativos e frequentes. Isso porque, segundo um levantamento do Instituto, feito entre 2019 e 2021, apenas 29% dos doadores estão na faixa dos 18 a 29 anos.

A chefe de Hemoterapia do INCA, Iara Motta, explica que é importante o grupo mais jovem se tornar doador ativo, já que os habituais estão atingindo a faixa etária limite para realização do procedimento. “Precisamos que os mais novos entendam a necessidade da bolsa de sangue para um hospital, porque temos um receio de redução das doações futuramente”, ressalta.

Ainda de acordo com o levantamento do INCA, ao comparar os meses de janeiro a maio de 2019, com o mesmo período em 2021, houve uma redução de 30% nos candidatos à doação.

O Instituto ressalta que doar sangue é seguro, inclusive para pessoas que tiveram Covid-19 (com sintomas leves). Para esses casos, basta aguardar pelo menos 30 dias após os sintomas cessarem. Já para pessoas que apresentaram sintomas mais graves, os interessados devem entrar em contato com o banco de sangue para uma avaliação antes de realizar a doação.  

A diretora-geral do INCA, Ana Cristina Pinho, destaca a necessidade de um alto volume de doações, devido aos diversificados tratamentos oncológicos. “Os pacientes com câncer precisam constantemente de bolsas de sangue, até mesmo para cirurgias, por isso, necessitamos dessa mobilização de forma constante e com o maior número possível de doadores”, conclui.

Podem doar pessoas que têm entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estejam em boas condições de saúde. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto. É necessário apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

O Instituto conta com a mobilização da população para refazer seus estoques. O Banco de Sangue do INCA está localizado na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Centro do Rio de Janeiro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30 e aos sábados das 8h às 12h. Outras informações pelos telefones: (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.

Copyright