Releases e Notas

INCA reforça pedido de doação de sangue

Número de coletas diminui em até 50% em feriados

Publicado: 19/04/2022 | 17h45
Última modificação: 19/04/2022 | 17h48

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, pede que a população se mobilize para doar sangue e, principalmente, plaquetas para os pacientes em tratamento oncológico. O estoque de sangue do Serviço de Hemoterapia do INCA precisa se recompor, pois desde o recesso de carnaval, em fevereiro, o número de coletas diárias diminuiu quase pela metade. Com a chegada dos feriados da Paixão de Cristo, nesta sexta-feira (15/4), e Tiradentes, na próxima quinta-feira (21/4), além dos pontos facultativos, o Instituto reforça que são necessárias 70 doações diárias.

“Pedimos que a população se mobilize e aproveite o ponto facultativo (20/4) para vir doar sangue no INCA. Contamos com a solidariedade da população, pois precisamos de doadores para garantir o atendimento de todas as demandas de transfusão de sangue no Instituto”, destaca a chefe do Serviço de Hemoterapia, Iara Motta.

Para doar, é necessário apresentar documento com foto, e os menores de 18 anos devem ter o consentimento formal do responsável. Durante os recessos, a coleta vai acontecer nos dias 14 e 16, e de 18 até 20 de abril. De segunda a sexta-feira o funcionamento é das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h. No caso das plaquetas, a doação deve ser agendada pelo telefone 3207-1064. 

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 estão aptas a doar sangue 10 dias depois do desaparecimento dos sintomas. Já quem teve contato com casos positivos pode doar após sete dias do último contato, enquanto os assintomáticos com teste positivo podem fazer a doação após 10 dias da realização do teste. Aqueles que fizeram isolamento voluntário ou por determinação médica podem realizar a ação 10 dias após o término do isolamento. 

Quem tomou a vacina contra o coronavírus precisa aguardar por até sete dias para doar sangue, dependendo do imunizante. Vacinados com a Coronavac podem doar 48 horas após a aplicação. 

 

Onde doar?

INCA – Serviço de Hemoterapia

Praça Cruz Vermelha 23, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro

Contato: 3207-1064

Copyright