Releases e Notas

Redome facilita acesso para atualização de cadastro

Em fase de testes desde janeiro, novo aplicativo já é utilizado em três estados

Publicado: 16/09/2021 | 14h15
Última modificação: 16/09/2021 | 14h17

Neste sábado, dia 18 de setembro, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), apresenta um novo aplicativo que busca agilizar a atualização de dados de doadores e facilitar o pré-cadastro de interessados.

A fase experimental da ferramenta para novos inscritos começou em janeiro, com a colaboração do INCA e dos hemocentros de Minas Gerais e Ceará. Os primeiros dados analisados mostram que, até agosto, foram feitos 13.021 downloads do aplicativo. Dos 486 pré-cadastros realizados, 129 pessoas foram a um hemocentro para finalizá-lo. A apresentação da inovação faz parte da celebração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea 2021 (World Marrow Donor Day – WMDD), sempre marcada no terceiro sábado de setembro.

Por meio de um clique é possível obter a carteirinha de identificação e a declaração de doador, documentos que eram disponibilizados somente nos hemocentros. Outra vantagem é a facilidade da atualização de dados pessoais daqueles que estão há mais tempo no registro – como mudança de telefone e endereço, o que é fundamental para a rápida localização do doador compatível.

“Esse é um dos maiores desafios para qualquer registro: manter atualizados os dados dos voluntários. Assim, nos últimos anos, o Ministério da Saúde incentiva doadores a manterem seus cadastros em dia, e os resultados comprovam o sucesso das iniciativas, com o aumento do número de atualizações e a redução do tempo médio para localizar um doador. Em 2015, o prazo era de sete dias; hoje são três. Neste ano, até agosto, foram mais de 90 mil cadastros atualizados, mais do que em todo o ano passado. Esperamos que os números melhorem ainda mais com a ampliação do uso do nosso aplicativo por doadores de todo o Brasil”, diz a médica Danielli Oliveira, a coordenadora técnica do Redome.

Empatia

Moradora da cidade de Fernandópolis, interior de São Paulo, Lilian Alves de Lima, de 34 anos, foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda, em dezembro de 2019. Ela precisava de um transplante de medula óssea, porém, ninguém da família era compatível. Com alguns meses de espera, uma doadora foi localizada por meio do Redome e aceitou fazer o procedimento.

“Eu tive a vida salva por uma pessoa que não me conhece. É um peso muito grande, você sente muita empatia quando percebe que alguém que nunca te viu escolheu te salvar. Um ato tão simples, como se cadastrar em um aplicativo, ou só atualizar seus dados, pode mudar a esperança e a vida de alguém”, diz Lilian.

O aplicativo está disponível para celulares com sistema iOS e Android.

Campanha 2021 - WMDD

Para o evento de 2021, a Associação Mundial de Doadores de Medula Óssea (World Marrow Donor Association – WMDA), organizadora da celebração, transmitirá, por 24 horas, vídeos e fotos de homenagens e histórias inspiradoras de doadores, pacientes e familiares de todo o mundo. O Redome, como nos anos anteriores, convoca toda sua rede de hemocentros, centros de transplante e ONGs, além de pacientes e doadores, para a campanha Existem 38 milhões de maneiras de agradecer, em referência à rede internacional que reúne doadores de todo o mundo. Qualquer pessoa pode participar: basta usar as hashtags que sinalizam a campanha, #WMDD2021, #thankyoudonor e #obrigadodoador, nas postagens em redes sociais.

Em 2020, a WMDA premiou o Redome do Ministério da Saúde, mais uma vez, pela originalidade e engajamento na campanha do Dia Mundial Doador de Medula Óssea. Essa é a quarta condecoração recebida pelo Registro brasileiro em sete edições do evento.

“Campanhas e prêmios como estes reforçam o comprometimento de todos os envolvidos neste grande movimento de solidariedade, que permite a realização de transplantes de células-tronco em todo o mundo, por meio do incentivo aos novos cadastros, além das atualizações de dados de doadores, que hoje podem ser feitos, também, pelo aplicativo”, reitera Danielli.

A Associação Mundial de Doadores de Medula Óssea é uma organização global de registros que representa mais de 38 milhões de doadores voluntários de 55 países. Para saber mais sobre o WMDD 2021, acesse: https://worldmarrowdonorday.org/

Copyright