Programa de Pós-Graduação em Oncologia do INCA (PPGO-INCA)

O Programa de Pós-Graduação em Oncologia do INCA (PPGO-INCA) destina-se à formação de mestres e doutores para as atividades de pesquisa e para o exercício do magistério superior, atuando nas diversas áreas da Oncologia, com linhas de pesquisa nas áreas básica, translacional, clínica e epidemiológica.

O programa, pertence à área de Medicina I da Grande Área de Saúde da Capes, e foi criado em 2005, com conceito 5 (no máximo de 7), sendo o único Programa de Pós-Graduação em Oncologia ligado ao Ministério da Saúde e o único Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do INCA.

O PPGO possui disciplinas que são oferecidas no próprio INCA. Estas disciplinas cobrem a vasta gama de conhecimento necessária para o profissional atuar na área multidisciplinar da Oncologia. A grade é dividida entre disciplinas básicas e avançadas. O desenvolvimento dos projetos de pesquisa se dá não somente no Rio de Janeiro, mas em vários locais do Brasil e do exterior, por meio de colaborações com renomados pesquisadores brasileiros e representantes de grandes instituições estrangeiras.

O PPGO-INCA conta com equipe multidisciplinar de docentes, altamente produtivos, que atuam nas principais áreas associadas à Oncologia, proporcionando, assim, a construção e a realização de projetos com temas diversos. Os laboratórios de pesquisa destacam-se pela presença dos mais modernos equipamentos e condições para as pesquisas na área oncológica.

O Programa conta ainda com atividades de extensão e docência, como o Curso de Verão em Oncologia Experimental e o INCA de Portas Abertas na Sua Escola.
Conceito Capes: 6 (última avaliação: triênio 2010-2012) Homologado pelo CNE (Portaria Nº1919 de 3 de junho de 2005).