Programa de Pós-Graduação em Oncologia (PPGO)

Defesas


Última modificação: 31/10/2018 | 16h42

Composição da Banca

A banca examinadora será composta da seguinte maneira:

  • Mestrado: 3 membros titulares e 2 suplentes, sendo no mínimo 1 titular externo, 1 titular interno e 1 suplente externo.
  • Qualificação: 3 membros titulares e 2 suplentes, sendo no mínimo 1 titular externo, 1 titular interno e 1 suplente externo.
  • Doutorado: 4 membros titulares e 2 suplentes, sendo no mínimo 1 titular externo, 1 titular interno, 1 suplente externo.

 
Para aprovação como membro da banca, o membro indicado deverá possuir nos últimos três anos, duas publicações com fator de impacto igual ou superior a A1 e duas publicações com fator de impacto igual ou superior a  B1. 
 
Os membros titulares da banca examinadora, quando necessário, serão substituídos por suplentes correspondentes, indicados no formulário de agendamento de defesa.
 
O aluno deverá entregar a sugestão de banca no formulário de agendamento assinado pelo respectivo orientador, para ser encaminhado à Comissão de Pós-Graduação para avaliação. Após aprovação da banca pela Comissão, o aluno deverá retirar a carta convite na Secretaria de Pós-Graduação e encaminhar os exemplares aos devidos membros. Caso o aluno queira que a Secretaria de Pós-Graduação envie os exemplares por correio, deverão ser entregues 5 cópias da dissertação, ou 5 cópias da qualificação, ou 6 da tese, em até 30 dias antes da data de defesa ou qualificação.
 
É vedada a participação, na banca examinadora de dissertação, qualificação ou tese, de parentes até terceiro grau do aluno, do orientador e dos demais membros da referida comissão.
 

Prazo

O aluno de Mestrado ou Doutorado deverá cumprir os seguintes critérios para inicio do processo de defesa de dissertação e tese:

  • Mestrado: pelo menos 12 meses e 20 créditos cursados
  • Qualificação: obrigatório para alunos de Doutorado entre 24 a 30 meses após a data de matrícula
  • Doutorado: pelo menos 18 meses, 30 créditos cursados e preferencialmente ter publicado um trabalho de pesquisa original em periódico indexado com índice de impacto igual ou superior ao estrato B1 do Qualis da área Medicina I da CAPES, como primeiro autor, no tema de sua tese.

 
Após a entrega do formulário de agendamento, o aluno terá até 30 dias a partir da aprovação de sua sugestão de banca pela Comissão de Pós-Graduação, para a realização da defesa.
O aluno que defender a tese em até 30 meses estará isento da defesa de qualificação
 

Critérios de Avaliação

A sessão de defesa da dissertação de Mestrado, Qualificação e da tese de Doutorado deve ser realizada de acordo com os procedimentos previamente estabelecidos pela respectiva Comissão de Pós-Graduação.
 
A arguição, após exposição de no máximo 30 minutos (para Mestrado) e 45 minutos (para Doutorado e Qualificação) realizada pelo candidato, será em sessão pública. Imediatamente após o encerramento da argüição da dissertação, qualificação ou da tese, cada examinador expressará seu julgamento, considerando o candidato aprovado ou reprovado.
Será considerado aprovado o candidato que obtiver aprovação da maioria dos examinadores. A banca julgadora deve apresentar relatório de possíveis modificações ao aluno (caso seja necessário), que deverá entregar a versão final da dissertação ou tese no prazo máximo de 60 dias contados a partir da data da defesa. 
 
A cópia da Ata de defesa e a declaração de conclusão da dissertação ou da tese só serão entregues após o aluno concluir todo processo de defesa, incluindo a entrega da versão final.

No exame de qualificação, o aluno pode ser aprovado ou reprovado, não havendo atribuição de conceito. Será considerado aprovado no exame de qualificação o aluno que obtiver aprovação da maioria dos membros da comissão examinadora.

Em caso de reprovação, o aluno terá a matrícula automaticamente cancelada.
 

Fluxograma orientado sobre os procedimentos para defesa de tese e dissertação