Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Controle do Câncer (PPGCan)

Pessoa estudando

O Mestrado Profissional em Saúde Coletiva e Controle do Câncer é uma proposta de curso apresentada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), com a finalidade de formar e qualificar profissionais de saúde que atuam na prevenção e no controle do câncer. Pretende-se ainda fomentar a produção de conhecimentos e inovações na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, considerando as diversidades regionais e locais, e integrando ações de assistência, prevenção, gestão, ensino e pesquisa. Nesse sentido, espera-se contribuir para a redução da incidência, da mortalidade e da incapacidade causada pelo câncer, bem como para melhorar a estruturação e organização da rede de serviços de saúde envolvidos com a prevenção e o controle da doença.

 

Objetivo
O curso tem por objetivo qualificar profissionais da área da Saúde e das áreas afins no uso da metodologia científica centrada na solução de problemas de Saúde Coletiva, com desempenho de alto nível, voltado para a prevenção e o controle do câncer no SUS, por meio da adoção de atitude crítica, reflexiva, científica, racional e ética, respeitando as agendas dos Ministérios da Saúde e de Ciência e Tecnologia e as diversidades populacionais.

 

Perfil do/a Egresso/a
Devem ser formados profissionais com domínio substantivo de conhecimentos da área de Saúde Coletiva aplicados à prevenção e ao controle do câncer, com possibilidade de atuação em assistência, ensino, pesquisa, desenvolvimento técnico-científico e gestão. O profissional será capacitado para a produção científica e de produtos que possam ser implementados no SUS, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, nos diferentes cenários das práticas de atenção à saúde do SUS, na perspectiva da promoção da saúde e no controle do câncer, favorecendo as políticas públicas de saúde e o controle do câncer no Brasil.

 

Coordenação
Luiz Claudio Santos Thuler
Anke Bergmann
 

Copyright