Sobre o INCA

Nave - Núcleo de Assistência Voluntária Espiritual


Última modificação: 14/11/2018 | 14h13

O Núcleo de Assistência Voluntária Espiritual (Nave) promove assistência espiritual e inter-religiosa aos pacientes, acompanhantes, familiares e funcionários do INCA, respeitando a dignidade, individualidade, autonomia e os direitos dos pacientes, em consonância com um dos princípios doutrinários do SUS: a integralidade. Criado em 2007, o Nave faz parte da Política Nacional de Humanização e se alinha à própria definição de Saúde feita pela Organização Mundial da Saúde, que reconhece a relação entre espiritualidade e saúde como fator que contribui para o bem-estar do ser humano.

Localizado no Hospital do Câncer I (HCI), o Nave é composto por uma administração colegiada com participação de representantes de diferentes religiões. Há um Comitê Administrativo, que se reúne quinzenalmente para discutir as necessidades de acompanhamento e ajustes, e o Comitê Consultivo, composto por todos os voluntários ativos e que se reúnem a cada quatro meses. Desde o início de suas atividades, o Nave apoia iniciativas semelhantes em outras instituições, como o Comitê de Reconforto Espiritual e Religioso do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e os Comitês de Acolhimento Inter-religioso e Espiritual da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, é referência para um projeto de lei que está tramitando desde 2011, na Câmara dos Vereadores, sugerindo esse modelo para todo o município do Rio de Janeiro.

As dimensões de trabalho do Nave são:

  • Dimensão solidária: busca atender às necessidades espirituais/religiosas das pessoas que procuram o Núcleo e oferece assistência de maneira espontânea nos aspectos espirituais e religiosos
  • Dimensão comunitária: considerando a constituição hospitalar como uma convivência múltipla, o Nave se dispõe a atuar na educação continuada para a promoção da saúde e do bem-estar bio-psíquico-social e espiritual.
  • Dimensão político-institucional: gerar material institucional que possa servir como substrato para novas políticas de assistência espiritual ou religiosa, bem como servir como fórum de discussão e apoio de assuntos críticos. Participar de todos os cursos de atualização proporcionados, sugerindo novos se for o caso, e estar ciente de que seu trabalho estará sempre sendo acompanhado e avaliado.

Como é realizada a assistência espiritual?

Como se tornar um voluntário?

Para saber mais

O Nave está localizado no Hospital do Câncer I (HC I), no prédio-sede do INCA (Praça Cruz Vermelha 23, 4º andar, Centro - Rio de Janeiro)

Telefone: (21) 3207-1718
E-mail: nave.hc1@inca.gov.br

Lista Assuntos